Página inicial Colunas O Flamengo e a luta pelo óbvio!!!

O Flamengo e a luta pelo óbvio!!!

5260
47
COMPARTILHAR

Caros Rubro Negros,

Eis que o campeonato estadual do RJ já está no seu início claudicante. Contudo, este ano temos um fato novo relacionado ao já tão manjado, sem tempero e sem cor Campeonato Carioca: as cotas de TV.

Como muitos de vocês sabem, o Flamengo fez uma série de exigências para que o novo contrato de TV contasse com a assinatura do Rubro-Negro puxador de audiência e trem pagador desse campeonato que já caducou faz tempo. Essa posição privilegiada do Flamengo é tão real que a Globo se furta ao direito de pagar R$ 30 milhões de reais a menos pelo direito de transmissão do campeonato inteiro caso o Mengão não assine o contrato, mesmo a verba destinada aos cofres do Mais Querido sendo apenas metade desse valor. E todos sabemos que o único sustento desse torneio decrépito são as cotas de TV, por que se for olhar para a renda de bilheteria do todos os jogos…

Pois bem. Agora, faltando apenas 2 semanas para nossa estréia na competição me deparei com uma matéria na qual os dirigentes de clubes menores do RJ choram suas mágoas como se estivessem num divã psiquiátrico, ou melhor ainda, numa mesa de boteco, uma vez que o divã psiquiátrico é para coisas sérias, sendo o bar mais apropriado para as falácias dessa turma. Vejam as melhores:

  • ”O Flamengo se acha o todo poderoso. Quer ganhar mais que os outros”

As exigências do Flamengo estão longe de se ater apenas a recompensas financeiras, o que até seria justo por conta da importância do Fla para este certame. Estamos falando em transparência, gestão e moralidade. São exigências que em qualquer outro lugar seriam regras e não pedidos, que por sinal vem sendo negados sistematicamente. Isso sem falar na preservação de direitos básicos. Afinal de contas relembrar é viver: No carioca de 2014 o Flamengo teve parte de sua cota de TV pessoal subtraída com o intuito de aumentar a premiação do campeonato. Pode isso Arnaldo?

  • “Estamos falando em 1 milhão por jogo. Não tem campeonato que pague isso só pro time entrar em campo.”

Alguém compre uma calculadora para esse cidadão? No campeonato Brasileiro são 38 jogos por time. Será que o Flamengo ganha apenas R$ 38 milhões de reais de cota de TV para jogar o Brasileirão? Não né?

  • “O Flamengo está pensando só nele. E esqueceu dos clubes menores”.

Os mesmos clubes menores que constantemente prejudicam o Flamengo e o futebol carioca como um todo em prol de suas próprias agendas, em conjunto com a FERJ? Sei…

São tantos absurdos e despautérios que se eu for comentar um por um deixo de fazer uma coluna e farei um jornal. No frigir dos ovos fica clara a tentativa esdrúxula de colocar nas costas do Flamengo a responsabilidade pelo fomento e pelo bem estar do futebol carioca como um todo, responsabilidade essa que é, em última análise, da FERJ. Vejam só como funcionam as coisas: Sem o Flamengo o campeonato está perdendo 30 milhões de reais, 15 milhões que seriam repassados ao Fla e 15 milhões que, baseado nas declarações dos presidentes, iriam resolver todas as mazelas de todos os times pequenos e médios do RJ em todas as divisões do carioca. Pois bem. Assim sendo, caberia a FERJ, como responsável pela organização, evolução e fomento do futebol no estado, fazer algo semelhante ao que foi feito em 2014 com o Flamengo e diminuir o repasse do direito de TV de Vasco, Fluminense e Botafogo em prol do bem estar coletivo. E o que faltasse a FERJ completaria com suas próprias receitas. Que tal? Dessa forma o Flamengo ficaria a ver navios sem sua fatia do bolo e o futebol do RJ estaria a salvo mais uma vez não é mesmo?

A verdade é que quem não pode não se estabelece. E o Flamengo pode muito. Não está mais de “pires na mão” como 99% dos outros clubes. Pode e deve negociar pelo que é bom pra ele e não aceitar qualquer oferta. Pode e deve se valorizar. No mais, nunca vi ninguém mexer uma palha para ajudar o Flamengo nos seus problemas. Quando o Fla estava em situação financeira difícil o que fizeram foi se apropriar de parte de sua cota de TV e ainda proibiram a utilização de descontos para o ST em jogos do Carioca, em mais uma manobra com a única intenção de prejudicar o Fla. Quando tivemos problemas com a falta de estádios para jogar no RJ não vi nenhum clube estendendo a mão para ajudar. Muito pelo contrário. Em relação ao malfadado campeonato de 87 não vejo hombridade alguma… Mas na hora de encher o bolso de dinheiro, o pessoal logo fala em união e pede que o Flamengo continue a se SACRIFICAR, puxando esse campeonato esclerosado e senil que teima em se contrapor a realidade do futebol moderno em uma versão moderna da briga do Dom Quixote com os moinhos de vento. E o Fla tem que sustentar essa “bolha do tempo” sem ter nenhuma contrapartida que ache justa. Tudo em prol do “bem coletivo”. Pessoalmente não sabia que o Fla tinha virado uma instituição filantrópica… Sem falar que esse “bem coletivo” ai é bem suspeito, isso sim.

Por essas e outras eu concordo em gênero, número e grau com a postura atual do Flamengo. Se não quiserem atender o nosso pleito e nem tiverem uma contraproposta adequada, que vá passar Madureira e Macaé domingo à tarde. Aposto que sem a nossa presença na TV logo o campeonato não vai valer nem os 90 milhões que hoje ofereceram por ele…

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota -100000000: Maracanã. É absurdo o estado do Maracanã. Tanto fisicamente, abandonado e largado as traças, quanto em relação situação jurídica administrativa do mesmo. Consórcio, Governo, Comitê Olímpico… todos culpados. O maior estádio do Brasil hoje chora…

Nota 5: Copa São Paulo de futebol Junior. Um torneio que poderia ser muito bem feito, estruturado, com o intuito de revelar jovens talentos acaba sendo um torneio inchado e desorganizado, com 120 clubes e com um mata mata no qual clube pode perder e seguir na competição… triste.

Nota 10: Flamengo 2017. Mesmo com a pressão de parte de uma ansiosa torcida, mesmo com as necessidades de contratações pontuais e com as “cavadas” de sempre o compasso da diretoria para contratar parece ser o mesmo. Parece procurar por contratações certeiras e que caibam no nosso bolso, de quem trabalha e não tem mecenas para pagar as contas.

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadoflamengo.com

Comente pelo Facebook

  • Jonatha john john

    Perfeita a sua coluna Luiz!! Gosto bastante das suas colunas!
    #SRNdoDF

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!!! Abraços!!!

  • Jarbas Ruas

    Parabéns, excelente texto… assino embaixo… SRN!!!

  • Leandro

    Ótimo texto! SRN

  • titan rubro negro

    Se a globo for transmitir qualquer outro jogo nos domingos e quartas q não seja do mais querido eu desligo a televisão…é de embrulhar o estômago ver um jogo do vasco no meu tão esperado domingo de descanso…SRN

    • Mariano Gomes

      Com todo o respeito, essa possibilidade não existe ; ou vc acha que a resistência ao nosso Fla, quase que seu total isolamento, não teria o dedinho da emissora citada. Ela continua mandando e “inspirando” a todos, quando o assunto é transmissão. Paciência que, no momento certo lá estará o nosso CRF, indo de protagonista a coadjuvante, mais um a acertar os ponteiros por menos que merece, ao contrário dos pequenos e médios, estes sim, que por aceitarem migalhas, acabam ganhando muito mais que merecem.
      SRN

      • LeandroMgaJP

        Leitura interessante, é torcer para que esteja errado.

  • Wesley

    Colocou tudo que eu penso, excelente texto, parabéns

  • Anderson

    Ótimo texto, Luiz. O carioca como está acabou. Se quiserem, tem que começar um do zero

  • Léo Mengão

    Excelente texto. Tinha que ter mais visibilidade esse texto. A única coisa que eu mudaria seria o título. Infelizmente quando a imprensa vem falar mal do Flamengo coloca títulos sensacionalistas pra ganhar clicks mesmo com conteúdo raso ou até falso. Um texto bom como esse poderia ter um título mais chamativo também pra ter mais visibilidade.

    • Luiz Henrique Amorim

      A visibilidade só depende de vocês. Compartilhem com os amigos!!!! Divulguem!!! No mais, eu tenho muita dificuldade pra escolher títulos para as colunas…. que titulo vc daria se a coluna fosse sua fosse sua? Eu pensei muito e não conseguir pensar algo melhor…

      Abraços!!!

  • Fla 2017

    O Flamengo deveria se desfiliar da FERJ. Há mas a Cbf vai punir o Flamengo. E daí?

    • Dion Lima

      É daí que o Flamengo não vai puder joga campeonato nenhum cabeça!

      • Fla 2017

        Kkkkkkk é desse jeito que a Ferj pensa kkkk

    • Luiz Henrique Amorim

      Isso é bem mais complicado….

      • René de Jah

        Há uma complicada dificuldade de interpretação. A Fifa não prevê a exigência de federações, mas a CBF diz que os clubes precisam estar filiados em alguma para disputar alguma competição dela. Então, na interpretação vc poderia estar filiado somente a uma Liga. Mas a questão Central é de que se seria necessário, ou não, disputar as divisões inferiores por ser um novo credenciamento.

        • Glauco

          Para disputar o campeonato brasileiro e copa do Brasil que são organizados pela CBF é necessário estar filiado a uma federação. Quem indica os times brasileiros para a Libertadores é a CBF e tem que disputar um dos campeonatos citados, ou seja, se o Flamengo não estiver filiado a nenhuma federação só vai disputar a primeira liga e amistosos.

  • Bruno Martínez

    Pow cara vc está cada vez melhor,muita lucidez e explicativo o texto.
    Perfeita colocação.

    • Luiz Henrique Amorim

      Puxa… Muito obrigado!!!

      Abraços!

  • carlos mengao

    Falou tudo parceiro , o EBM e diretoria estão cobertos de razão .Nem a transparência nas contas a fede não concorda em mostrar então que se danem , as milhares de vezes que prejudicaram o flamengo já esqueceram só falam que somos vilões então somos e vamos continuar sendo contra essa corja , Ferj , Vasco , Botafogo Fluminense e os pequenos , ohhhh se fuderam , hahahahhahaa pra cima deles Mengao.

  • Madruguinha

    Luiz, os caras não acham que ficar do nosso lado é ruim sem fundamento nenhum.

    • Luiz Henrique Amorim

      Fundamento tem. É o pensamento a curtíssimo prazo. Pessoal que não enxerga um palmo diante dos olhos….

      Abraços!!

      • Madruguinha

        Fica na mão deles.

      • André Ferreira

        Eu vou além… Lembrem q estamos no país da Lava Jato!!!! Penso q os dirigentes q sempre votam a favor da FERJ levam por fora, se enriquecem e fodam-se os clubes q representam….. Só estão chorando agora pq tão vendo q a mina pode secar com as exigências do Mengão…. Fica mto claro isso nas declarações….. SRN

  • Glaydson Taylor

    Só para saber, se ficar nessa ímparcialidade em relação a assinatura do contrato dá TV, os jogos vão ser transmitido pelo rádio normalmente ou serão suspensos tb, n tenho conhecimento sobre essa situação alguém sabe me dizer?

    • Luiz Henrique Amorim

      Eu também não sei mas vou tentar levantar essa informação.

      • René de Jah

        No rádio é grátis. Parece que há uma lei que assegure isso.

    • Thiago Costa Neto

      o radio pode passar pq é de graça, por enquanto pq os times querem cobrar direito de transmissão das rádios tbm.

  • rubro negro

    Estamos com vc Flamengo, esquece o Carioquinha, coloca time misto pra jogar, ganhando ou perdendo não tem importância.

    • Ednei P. de Melo

      Não terá importância até o Fluminense superar o n. de títulos… &;-D

      • LeandroMgaJP

        É só relegar o carioca por uns cinco anos; já será o suficiente para dar um grande sufoco na diretoria da Ferj; ademais, acaso venham, no período, títulos nacionais, internacionais e intergaláticos ninguém irá ligar tanto assim.

      • rubro negro

        bem, tem razão, mas até lá, não tem importância…&;-D

  • Bruno Pires

    Parabéns Luiz Henrique, mais um texto perfeito. Espero que o Flamengo coloque em campo uma mescla dos meninos da base com alguns reservas para disputar esse carioca e que a torcida Rubro Negra dê a esse campeonato a importância que ele realmente merece: nenhuma.

    • Luiz Henrique Amorim

      Muito obrigado!! No mais eu concordo…. É uma boa chance para a base ser testada no profissional… Abraços!!!

  • Tiago Teófilo

    Isso aí, LH! Tenho vontade de gritar tudo isso que você falou na cara desses hipócritas. Por que não se juntam pra pressionar à Ferj aceitar os termos de transparência propostos pelo Flamengo, e assim, conseguirem a assinatura do nosso mais querido?!

  • René de Jah

    Luiz Henrique, como dizia o Poeta Bertold Brecht: “Que tempos são esses que é necessário defender o óbvio.”

  • BVZ Top

    Que absurdo isso…querer ganhar sempre.

  • João Vitor

    Esse Luiz Henrique caprichou na coluna em, muito bem feito.
    O Flamengo já aceitaria assinar o contrato já com uma única mudança ( passar de 10% bruto para 5% liquido). Cade que a FERJ aceita, agora mesmo que os clube tomem prejuizo tá lá a federação comendo os 10% do BRUTO.

  • Franklin

    Excelente texto! Tô com a diretoria até o final! Os times pequenos estão acostumados com as migalhas dadas pela FERJ..Por isso ficam com o rabo entre as pernas!! Gostei qnd vc sugere a redução do valor repassado ao Vasco, Botafogo e Fluminense.. duvido que aceitem!

  • Anderson

    Tudo perfeito. Soh faltou mais uma notinha, lembrando ainda que o Mengão, mais uma vez pioneiro, ja ganhou a liminar e deve confirmar agora dia 20, o direito as placas fixas de publicidade em seus jogos. Pelo que li, isso sempre foi um direito dos clubes e não da Ferj. Mas todos os idiotas, inclusive os 3 grandes e patetas, ficam a favor da Ferj boazinha a eles. Faça me o favor! Tem mais eh de morrer juntos e abraçados mesmo!
    Parabéns Bandeira e Adm do Fla! Nada de recuar! Rádio de Pilha e Ilha da Nação, feliz da vida!

    • Andrei

      Essa parte é importante mas sem a TV será difícil vender, mas com certeza é uma conquista. #naoassinafla

  • Andrei

    Excelente texto parabéns! #naoassinafla

  • James

    Parabéns pelo texto. Falou tudo.

  • Gabriel Silva

    Sempre fenomenal em suas palavras! Definiu tudo!
    Flamengo é Maior que tudo isso. Temos que focar é na primeira liga. Que daqui alguns anos, com investimento, será melhor que o Carioquinha!

  • Eric Bruno

    Ótimo texto Luiz, e isso só reitera o que a diretoria e a torcida do Flamengo querem, dar a César o que é de César!

  • Guilherme

    São textos assim, que me fazem vir a coluna. Parabéns!

  • LeandroMgaJP

    O colunista foi muito feliz neste texto;
    Diretoria top fazendo história, torcida deveria achar um jeito de apoiar publicamente esta posição.