Página inicial Colunas Maracanã ou estádio próprio?

Maracanã ou estádio próprio?

1916
32
COMPARTILHAR

O maior templo do futebol brasileiro e a casa do Flamengo está com seu futuro incerto. E nessa incerteza vive o coração dos flamenguistas, com tantos problemas para administrar, será que vale a pena ficar com o Maracanã ou ter um estádio próprio?

O maraca sempre foi a “casa” do mengão, mas infelizmente nos últimos anos essa casa tem dado muito prejuízo não só aos clubes, mas também como para quem administra. A conta é alta e difícil de ser paga sem seu principal protagonista, o Flamengo. Porém apesar do apelo sentimental do estádio como os torcedores, esse relacionamento tem impedido que o Flamengo cresça, não seria a hora para seguirmos em frente e procurar um novo amor?

A diretoria já admitiu que quer e tem condições de administrar o estádio, porém a bronca é maior do que parece ser, sozinho seria inviável para somente um clube administrar um estádio do porte do Maracanã, o custo de manutenção é alto e a realidade financeira brasileira não condiz com os valores necessários para se bancar tudo, sem falar que nem todos os jogos tem apelo de público para custear tudo, ou seja, o estádio é gigante e a não ser que lote em todos os jogos, não existirá lucro.

Ai passamos para a próxima etapa, construir um estádio.

Eu, particularmente, gostaria de ver o mengão com estádio próprio, porém deixando meu orgulho de torcedor de lado analiso todas as possibilidades. O custo de um estádio não é baixo, no Brasil a grande maioria dos estádios estão dando mais prejuízo do que benefícios para os clubes, então para se construir um estádio é preciso avaliar todas as variáveis, custos, capacidade, localização, viabilidade e por ai vai. Uma solução seria uma parceria com alguma empresa que pague o valor do estádio e que onde o Flamengo seja o protagonista, nos mesmo moldes do Palmeiras e Allianz Parque.

A outra questão de um estádio próprio seria a capacidade, a torcida do Flamengo pede um estádio gigante, porém o apelo de jogos menores para estádios grandes causa prejuízo, vide o próprio Maracanã, a ideia da diretoria de conseguir administrar o Maraca e construir um estádio de pequeno porte seria a solução para essa questão, pois assim em jogos menores como em estadual, brasileirão contra times pequenos e por ai vai.

A conta é complicada e o problema é grande, não será resolvido tão cedo, conseguir a locação da Arena da Ilha foi uma boa estratégia para prevenir o Flamengo de novamente ficar sem casa este ano, e também ter segurança para que possa ser pensado em um projeto sem desespero.

Até lá o coração rubro negro continuará a bater pelo Maracanã, mas sem dúvidas caso seja necessária essa separação, a torcida abraçará o novo estádio e será sem dúvidas um santuário rubro negro.

E você? Prefere o Maraca ou gostaria de ver o Flamengo com estádio próprio?

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Comente pelo Facebook

  • Marty Mcfly

    Estádio Próprio!

  • Silas Eliaquim

    Sem dúvidas um estádio próprio. Poderiam criar um estádio com anéis com capacidade para 100 mil torcedores nos jogos menores n abriria os anéis superiores assim n teria custos com energia água limpeza com os mesmos faz um estádio tipo um prédio de três andares cada andar com capacidade para pouco mais de 33 mil torcedores jogos pequenos só abre o primeiro anel nos jogos grandes abre o primeiro e segundo e em finais e de jogos eliminatórios abre os três.

    • stonedalien

      Pra ter esse público uma vez por ano? Não compensa, no máximo 50 mil, 25 em cada anel.

  • marcondes Alves

    se no brasil a politica não atrapalha-se tanto os estádios da copa seriam construídos em pontos estratégicos e dados para os clubes assumirem a divida, claro que não pode ser uma divida igual a do Corinthians, o preço real. agora a politica atrapalha demais, 90% dos estádios da copa vão virar elefante branco, o maracanã tem que ser do flamengo, se não constrói um.

    • Vinícius Nunes

      Corinthians vendeu a alma pra ter um estádio próprio. Pagaram com o próprio ego com um lugar superfaturado, onde boa parte do que é relacionado à bilheteria e transferências vão pra pagá-lo.

      Desejo um estádio próprio somente se as negociações não derem certo. Se Fla e Flu construírem seus estádios, o Maraca se tornará um Wembley.

      • Marty Mcfly

        A Diferença é que a Federação Inglesa cuida do Wembley e a CBF Nunca Cuidaria do Maracanã.

        • Vinícius Nunes

          Sim, entendo. Só que me refiro ao fato de o estádio lucrar mais com shows do que com jogos de futebol. A seleção inglesa joga por lá em amistosos, eliminatórias da copa ou se o Terra da Rainha volta a sediar a Euro.Sem isso, no futebol, sobram as finais de UCL.Os times ingleses, na esmagadora maioria, possuem seus estádios.

          Seria uma boa pra CBF se cuidasse do Maracanã, isso se não fossem um bando de corruptos ou todos os grandes tivessem arenas.

          • stonedalien

            As semis e finais das Copa FA e da Copa da Liga, além do Community Shield são disputados no Wembley, e fica cada vez mais claro que esse é o futuro do Maraca, agora é ver quem vai cuidar.

      • Pedro Henrique

        Boa parte não meu caro. TUDO ! O Corinthians não vê 0,01 centavo de dinheiro de bilheteria. O dinheiro todo vai pra um fundo para pagar o estádio deles.

  • Marcos Wendell

    Cara, NINGUÉM quer o maracanã, só a dirĺetoria mesmo, não sei por que, acho que por que seria muito difícil construir um. Mas se for possível, toda a nação quer a nossa arena.

  • Douglas Reis

    O problema de estádio próprio é adquirir um terreno, o Palmeiras tinha o terreno, o Curinthians ganhou um. O Flamengo tem o Morro da viúva caso ache um terreno bem localizado e que o dono interesse na permuta resolve o primeiro problema. O segundo problema é conseguir alguma empreiteira que aceite construir com recursos próprios sem ter que cobrar a alma do Flamengo por isso como foi a W Torre com Palmeiras, em um momento de crise como estamos passando e com as Empreiteiras atoladas na Lava Jato acho difícil achar alguém disposto a isso.

    • Douglas Reis

      A opção mais confortável pro Flamengo seria pegar o Maracanã, teríamos 30 anos para nos reorganizarmos financeiramente e construir um estádio com recursos próprios sem depender de terceiros.

      • Narcox

        com o governo que temos não da pra confia ai flamengo pega Maracanã passa 5 a 10 anos governo endoida e tira o Maracanã do flamengo e ai o flamengo se fode

  • Rafamengo

    Se o Flamengo pega o Maracana…. explode o marketing… patrocinios…. etc…. imaginem…. o mais querido do mundo eh dono do maior do mundo…. poww explode…. se souberem fazer o clube ganhara rios de dinheiro….. e com rios de dinheiro… times melhores…. times melhores estadio lotado…. ciclo virtuoso.

    • Marty Mcfly

      Se se fosse dono, mais nunca será, porque o maracanã pertence ao Governo e principalmente ao Povo Brasileiro em Geral e não somente à um Clube.

  • Narcox

    obvio que estádio próprio o Maracanã e do governo vamos dizer que o flamengo pega o Maracanã para administrar daqui alguns anos governo endoida e tira o Maracanã do flamengo e o flamengo se fode muito melhor ter seu próprio estádio

  • Rodrigo Andrade

    Acompanho o Flamengo (Futebol em geral) desde 2005, e naquele ano já não podia utilizar o Maracanã, pois estava em reforma, em 2007 de novo por causa do Pan-Americano, e depois de 2010 á 2013, pois já havia outra reforma para a Copa do Mundo, e depois em 2016 de novo quase que o ano inteiro por causa das Olimpíadas, por essas e outras, eu já estou de saco cheio do Maracanã, tem que construir um estádio próprio.

    • Andre Luiz

      Eu acabei de dizer mais ou menos isso amigo, tem gente que não acorda não após não essa estádio vai nos atrapalhar se tivéssemos começado um já teríamos feito o nosso, eu me sinto humilhado demais por esse governo com essa história desse propinao já passou da hora desse maracanã não ser mais problema para a instituição Flamengo, TMJ

  • Cleilson

    O Flamengo tem ainda uma divida muito alta, nenhum banco iria si arisca a empresta dinheiro para construção de um Estádio, que iria custa uns 800 milhões, fora que só para ter as autorização do governo estadual e municipal, seria uns 2 a 4 anos, a construção levaria uns 3 e 4 anos, kkkkkkkk, juntando isso duraria uns 6 a 8 anos.
    Sou a favor do Flamengo Administra o Maracanã, e Construir um Estadio para 25 mil.
    Ou então o Flamengo Lance um Projeto de Captação de Recursos da torcida, digamos uns 200 Milhões de reais, Trocaria o Morro da Viúva por Terreno, os outros 600 Milhões Pegaria Emprestado de Parceiros ou Investidores, e Pagaria esse com a Negociação do Naming rights q seria de uns 400 Milhões por 20 Anos, e os outros 200 Milhões Através do Programa de Sócio Torcedor, que Iria Direto para o Pagamento desse Empréstimo, ou arredava para Shows durante 20 Anos.
    Assim Ficaria com Toda a Bilheteria como o Palmeiras Faz.

  • Ednei P. de Melo

    “O custo de um estádio não é baixo, no Brasil a grande maioria dos estádios estão dando mais prejuízo do que benefícios para os clubes, então para se construir um estádio é preciso avaliar todas as variáveis, custos, capacidade, localização, viabilidade e por ai vai.” — Estádio pequeno, com 25 a 30mil lugares dariam conta do recado. Para jogos no Brasileiro, um planejamento adequado para enfrentar os grandes clubes em outros estados, tal como foi feito em 2016 mas evitando ao máximo o desgaste físico… &;-D

  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli

    Eu sempre fui favorável primeiramente ao Flamengo administrar o Maracanã, mas a bagunça gerada pelo Consórcio Maracanã e o Governo do RJ já me faz ser favorável a construção de um novo estádio. Saiu uma noticia aqui que parece que há um terreno na Barra da Tijuca de 120 mil m2 que poderia ser adquirido e se isso acontecer será show!! Penso que poderia construir um estádio de 60 mil lugares ao custo de R$ 10.000,00 o lugar que daria uns R$ 600 milhões. Uma das formas de arrumar o dinheiro seria vender o direito de uso de 10 mil desses lugares por 30 anos por R$ 36 mil financiados por 60 meses. Se conseguisse vender tudo o clube juntaria só ai R$ 360 milhões mais o que ganharia de juros. Isso sem falar de naming rights e outras formas de renda.

    • Ltom Macêdo

      Estou no mesmo barco que você, só acho que essa proposição de como conseguir dinheiro é meio fora da realidade.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli

        Por que você acha isso? Quem comprasse o direito de uso de uma cadeira por 30 anos ficaria livre de comprar ingressos para esse assento em qualquer jogo do Flamengo no estadio durante esse período e se em um determinado jogo o dono da cadeira não puder ir poderia ser criada uma plataforma digital de revenda do ingresso dessa cadeira para esse jogo onde o dono receberia o valor da venda e o Flamengo um percentual da corretagem.

  • Lucas Da Mota

    A opção Maracanã para jogos maiores e uma arena para 25/30 mil na Gávea seria o ideal. Como inclusive é o plano A da diretoria.

    Mas essa perspectiva é arriscada, por mais que seja a mais viável financeiramente. A probabilidade do Maracanã não ser entregue a CSM/Flamengo e afins é imensa. Imensa porque governo nenhum quer entregar uma moeda política e fachada tão lucrativa em suas corrupções, para uma administração séria, profissional e honesta.

    Por outro lado, construir um estádio próprio agora, mesmo com boa receita e o Morro da Viúva como moeda de troca vai comprometer demais o orçamento para o futebol.

    A torcida precisa ser compreensiva e ter o mínimo de bom senso. Ou o Flamengo parte para o estádio próprio ou se destaca e muito no orçamento de futebol para os próximos anos. Os dois não dar para ter.

  • Fla 2017

    Estádio próprio.

  • Ltom Macêdo

    Difícil é deixarem o maracanã ficar conosco!

  • stonedalien

    Maraca morreu em 2013 quando acabaram com os dois anéis, essa modernização além de elevar o custo do estádio acabou com a essência e a mística das torcidas, as faixas perderam destaque, as coreografias fadadas a um setor, até as bandeiras não aparecem tanto, e um outro detalhe que cadeiras horríveis decidiram colocar, as cores e a distribuição horríveis, ta na hora e no momento de procurar novos ares, Maraca hoje é prejuízo!

  • Vinícius Amorim

    Eu prefiro Estádio Próprio…. Maracanã hoje em dia é estádio neutro. Só ver que o desempenho do time ano passado caiu depois que o time voltou a jogar no Maraca. Coincidência? Talvez, mas eu acho que não. Desde que eu acompanho o Flamengo, este nunca foi bicho papão jogando no Maraca, pelo contrário.

  • Vágner Rondon

    No Maracanã poderemos fazer um museu ? Poderemos criar lojas e toda a estrutura para receber visitantes ? Poderemos levar a sala de troféus ? Criar uma experiência Flamengo para os torcedores ? Shows e eventos do Flamengo ? Podemos criar algo semelhante ao “Santiago Bernabeu Tour” ? Não ? Então óbvio que um estádio próprio.

  • Evandro Caldeira

    Estádio próprio é o melhor caminho, pois é menos prejuízo, mais comodidade…faz uma Arena para 37 a 40 mil pessoas! Quando tem jogos nos estaduais a torcida não vai a campo em massa!

  • Junilson Ramos

    Estádio próprio. O Flamengo não deve ser nunca a solução para o desgoverno do Rio que não sabe administrar e deixou o estádio chegar no caos que está. Ele que pague a conta e não o MENGÃO!!

  • Eduardo Moreno

    Estádio nos moldes do Allianz é FRIA! Palmeiras é enxotado toda vez que resolvem fazer algum show no local, gramado é devolvido HORROROSO e sem condições de jogo. Palmeiras não é parceiro, é tratado como intruso.