Página inicial Destaque Campeonato Carioca começa nesta quarta-feira para seis times; entenda

Campeonato Carioca começa nesta quarta-feira para seis times; entenda

1435
6
COMPARTILHAR

Com novo formato aprovado no dia 1º de novembro do ano passado, o Carioca começará nesta quarta-feira para seis equipes de menor investimento. Segundo o novo regulamento, Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso, Cabofriense, Nova Iguaçu e Campos farão uma seletiva para definir os dois times que conseguirão vaga na fase principal do estadual, que terá início no dia 29 de janeiro, e as quatro equipes que irão lutar contra o descenso – duas delas serão rebaixadas.

Neste primeiro momento, todas as equipes vão jogar entre si em turno único. Os dois primeiros colocados se qualificam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos irão disputarão o Grupo X, onde ficarão definidos os dois que terão que jogar a Série B estadual. Os clubes que forem rebaixados poderão jogar ainda em 2017 a Segundona do Rio.

Os times que disputam a seletiva foram definidos de acordo com o desempenho do último estadual, como é o caso do Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso e Cabofriense, que ocuparam do 11º ao 14º lugar da última edição do Campeonato Carioca, e os dois times que conseguiram o acesso na Série B do Rio, Nova Iguaçu e Campos.

Na rodada de estreia da competição, nesta quarta-feira, o Campos irá receber o Bonsucesso em Cardoso Moreira, enquanto o Tigres irá medir forças com a Cabofriense no Los Larios. A Portuguesa, por sua vez, será mandante do confronto contra o Nova Iguaçu.

A disputa começa para os grandes
Com as duas equipes que conquistarem vaga na seletiva, somando 12 no total, o Campeonato Carioca irá começar paras as principais forças no dia 29 de janeiro e será dividido em Taça Guanabara e Taça Rio. Seis equipes irão formar o Grupo B e seis irão formar o Grupo C.

Primeiro turno
Na Taça Guanabara, os clubes jogarão contra os times dos próprios grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase. A final será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma equipe

Segundo turno
Na Taça Rio, os times vão enfrentar representantes da outra chave, se classificando os dois primeiros de cada chave para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na primeira fase. Na final, assim como na Taça Guanabara, a partida única vai acontecer sem vantagem para nenhum clube.

A decisão do título
Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além das duas equipes com a melhor campanha nos dois turnos vão se classificar para a grande final do estadual. Caso uma equipe vença os dois turnos, a outra vaga ficará com o terceiro clube de melhor campanha.

As duas equipes com o melhor somatório de pontos em toda a competição terão vantagem do empate na semifinal, que será disputada em jogo único. Os times que avançarem disputarão as finais em dois jogos, sem vantagem, que definirão o campeão Carioca.

Os grupos da competição
Grupo B:
Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira e Macaé, além do segundo classificado do Grupo A.

Grupo C: Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o primeiro classificado do Grupo A.

Confira as primeiras partidas da fase principal
Botafogo x time que ficar em 2º no Grupo A
Flamengo x Boavista
Macaé x Madureira
Vasco x Fluminense
Resende x Volta Redonda
Bangu x time que ficar em 1º no Grupo A

Fonte: Globo Esporte

Comente pelo Facebook

  • Almir Ribeiro

    Seria ótimo se já tivessem os jogadores contratados, ou em vias de contratação (confirmados), para já ir entrosando o time. 2017 tem que ser o ano da arrancada, e dai para frente é só alegrias. A pré-temporada (carioqueta e primeira liga), já tem que conquistar, pra dar moral. É bom pela rivalidade, ai começar a vera mesmo na Liberta, Brasileirão e CDB.

  • Carlos Campos

    Enquanto o Flamengo apresenta a Carabao…
    Apresento-lhes o que apurei sobre Crefisa e F A M que patrocinam a Porcolândia…
    Reportagem de março de 2016, muito recente ainda.

    Abram a pesquisa do Google.
    E digitem:
    istoe dinheiro
    noticiaseconomia2016
    lamacchia-bilionario-encrencado.

    E conheçam “um pouco” da situação dos “Grandes Patrocinadores do Palmeiras” e avaliem por si próprios o “Risco Parmalat” a que estão novamente expostos.

    Madruguinha, obrigado pela dica,

    Mengão sempre!!!

    • Almir Ribeiro

      Fala Carlos. É isso mesmo. O Flamengo tem um modelo que busca tornar o clube autossustentável e o Porco um modelo (dependente de risco). Podemos citar ai também o Fluminense com a Unimed. Esse modelo que depende de terceiros, sem um projeto de crescimento sólido, já se mostrou inconsistente e efêmero. Seja bom enquanto durar…por isso o Fla vem se agigantando e dentro em breve vai ser a única potência esportiva da América e uma das principais do mundo. Fato. SRN.

      • Carlos Campos

        Aí… Ribeiro…
        Sempre mandando bem ao contrário de outros que se incomodam que eu esclareça verdades sobre os porcos…
        Grande abraço.

    • Junior Vinicius

      Porque toda as noticias do Flamengo você vem com bobagens dos porcos? Ta com inveja ? Ta com medo ? Você da o ibope que eles tanto querem.

      • Madruguinha

        Entra na pagina do flamengo do Ge, que você vai ver porco enchendo o saco.
        Se não bloqueassem os porcos, eles estariam aqui.