Página inicial Colunas Anderson Alves Como planejar bem 2017

Como planejar bem 2017

1198
39
COMPARTILHAR

Falar de planejamento é complicado porque engloba muitos aspectos, gostaria de falar sobre todos, mas, com os pés no chão, vamos começar de um ponto, fazer o máximo para fechá-lo, e então partir para o próximo, apesar que os meus colegas colunistas já têm falado de outras vertentes do planejamento, tais como estádio, prioridades e etc. Vamos começar com o mais divertido que é contratações. Ainda este ano penso em fazer um falando sobre avaliação do elenco, dispensas e renovações.

Não dá para iniciar bem uma reflexão sobre contratações para 2017 sem falar de dispensas. Então aqui vai a frase mais polêmica de todo o texto que vou escrever: A minha opinião é que a exceção de Diego, todo o time é negociável. E talvez até ele, por um bom valor.

Torci muito para o Flamengo bater campeão e vir um futebol chinês, alemão,croata e levasse metade das tralhas que nós temos. Em muitas postagens aqui no coluna, se vêem comentários de uma lista de dispensa que ultrapassa os 20 nomes. Claro, há alguns deles que merecem ficar e ajudar o Flamengo sendo essa espinha dorsal de 2017, mas não seria nenhuma tragédia caso esses jogadores acabassem por sair.

Vamos pegar o exemplo do Jorge. Jorge é um menino promissor de, apenas, 19 anos que tem muita habilidade e bastante coisa a crescer. Muito provavelmente será o titular da seleção brasileira na lateral esquerda daqui três ou quatro anos, mas há indícios de que haverá uma proposta monstruosa pelo garoto. Fala-se em 100 milhões de reais. Ainda que sejam 70, 60, tem que vender. Não faz sentido algum ficar com o garoto aqui esse ano. Temos duas promessas advindas do Campeonato Brasileiro que se fazem muito interessantes: Marcelo Hermes também é jovem, jogava muito bem o campeonato até que o Grêmio o afastou e vai ficar sem contrato agora no final do ano. Há quem diga que já assinou pré-contrato; Diogo Barbosa só não ficou encostado, mas o caso é igual. Fora o fato de dar uma nova pernada no Botafogo. Não há muito o que pensar.

Esta série de postagens tem objetivo de pensar opções para possíveis saídas de jogadores. Para isso pretendemos anunciar opções de jogadores no Brasil, no mercado sulamericano e oportunidades no mercado europeu. Vamos nessa:

Posição 1, O goleiro:

Encontramos no nosso goleiro a regularidade que não encontrávamos em muito tempo desde a saída do Bruno. Sofremos na posição com Marcelo Lomba, já foi testado Paulo Victor, César, Felipe. Três pratas da casa que não conseguiram manter uma longevidade no clube, apesar de haver algum brilhareco aqui ou ali. Hoje Muralha é goleiro da seleção e muitos mercados podem olhar para o nosso arqueiro. Lamento dizer, mas futebol é negócio e, se a proposta for muito alta, não há motivo para o Flamengo segurar, até porque há opções interessantes no mercado.

Gatito Ramirez é um goleiro que tem se destacado no campeonato brasileiro e seu contrato com o Figueirense se encerra em dezembro. Não podemos esquecer que trouxemos o Muralha de lá também e é a melhor opção no mercado.

No mercado sulamericano não há tão boas opções que justifiquem perder essa incrível oportunidade em Gatito, assim como no Europeu. No máximo se poderia contratar Casillas apenas pelo marketing de ter um espanhol que já jogou no Real Madri… Não parece interessante.

Lateral direito:

A lateral direita tem caso semelhante. Desde a boa época de Léo Moura, não temos um dono para a posição. Pará começou contestado e hoje conta com a simpatia da torcida. É cotado em muitas resenhas como um jogador de seleção. “E por que não?” já foi muito ouvido. Existe a possibilidade de negócio. Fora isso é importante ressaltar que o Flamengo tem três laterais direitos. Léo está emprestado ao CAP, sem contar o Thiago Ennes.

No Brasil a lateral direita anda problemática. Basta ver que os selecionáveis são Daniel Alves e Fagner. Sulamericano não há, lembrando que estamos buscando ainda oportunidades. Não vou sugerir jogador que tenha contrato longo e multa alta.

Na Europa tem uma enxurrada de jogadores em fim de contrato: Zabaleta, Arbeloa, Srna, Sagna, Glen Johnson, Ivanovic… Eu investiria numa conversa com o Rafinha do Bayer de Munique. Mas, dadas as opções, ficaria com um dos que já estão, Pará e Rodinei estão dando conta, mais o Ennes. Se o Rafinha vier, o Ennes assume no carioca e Pará ou Rodinei fica no banco. Um tem que vender.

A zaga:

A nossa zaga hoje conta com a nossa simpatia. Minha impressão é que o ano que vem Donatti será mais testado ao lado de Vaz, visto que o contrato de Réver vai até o meio do ano. Contrataria um outro zagueiro. Léo Duarte surpreendeu positivamente e ficaríamos com um quadro com esses quatro, mais o novo.

Não sei como anda aquela conversa com Gabriel, o zagueiro sub-20 do Avaí e se ele teria condições de brigar, mas há a oportunidade em Dedé que não renovou e já pode assinar pré-contrato. Precisa fazer uma avaliação médica, claro. Eu veria esse investimento como preocupante. O futebol sulamericano também apresenta boas opções como sempre. Os nomes já especulados quando compramos o Donatti são bons e há jovens promessas, mas não há margem nesse Flamengo para promessas além das nossas. Lembrando que todos os sulamericanos têm contratos em vigor e aí complica. Talvez valha a pena observar Victor Cuesta do Independiente.

A Europa também está recheada de boas opções. A que mais se destaca é Thiago Silva que não tem conversas abertas para renovar com o PSG. O jogador afirma querer ficar, mas o clube não parece ter interesse no jogador de 32 anos. Bom investimento.

A Lateral esquerda:

Na esquerda como já adiantamos lá em cima, há esses dois nomes já citados que são ótimas oportunidades de mercado. Diogo Barbosa e Marcelo Hermes. Os dois valem muito a pena. No lado Sulamericano há o sempre falado, mas que não me enche os olhos, Emmanuel Más, que terá seu contrato terminando no meio do ano que vem. Me parece uma opção inferior aos dois brasileiros. Na Europa Maxwell não renovou com PSG e é também muito boa opção.

Encerrada a defesa, encerramos esta parte da coluna. Na semana que vem aparecerá a cereja do bolo. Vamos falar do setor responsável pelos gols e esse setor sempre é o que mais anima a falar. O que você acha dos nomes citados? Conhece todos? Tem algum que deixamos passar? Comenta aí e vamos avaliar juntos quem pode aparecer no Mengão.

Anderson Alves, O otimista.

Comente pelo Facebook

  • Vinicios Mendes

    Filhao acorda…achei que irá botar na lista Alaba, joao Moutinho, casemiro, Carvajal…acorda cara quer contratar jogador consagrado na Europa que ainda tem mercado?quer virar chacota como no caso Lavezzi?estamos bem de dinheiro mas nao pra pagar acima de 1,2 milhões como sagna,zabaleta,srna(que pra mim são medianos mas consagrados.)falar que não tem goleiros,zagueiros,e laterais melhores que os brasileiros no mercado sul-americano e pura falta de capacidade de ver uma libertadores ou SulAmérica ou campeonatos bons como o argentino.

    • Anderson

      Opa. Tem alguma sugestão? Como foi dito, só estou elencando boas oportunidades. Todos em fim de contrato.

  • Felipe Trindade

    Já falei isso algumas vezes, tem que aproveitar os jogadores que vão voltar de empréstimo.
    Leo é melhor que o Pará, negocia o Pará ou troca com alguém.
    Canteros não é ruim segundo volante, precisa apenas estar motivado.
    Sobre zagueiro, gostaria do Caceres ou do Felipe Santana.
    Marcelo Hermes pra esquerda.
    E sinceramente, Nilton e Felipe Melo não está ruim.
    Mas Muntari e Felipe Melo de titular, vejo título certo, Muntari joga muito.
    Meio campo, gostaria do Thiago Neves, mas deve ter um salário alto.
    Podia apostar no Wagner, é experiente.
    Mas minha preferência é Thiago Neves, Conca ou Montillo.
    Pro ataque, Guerrero fica.
    Se Vitinho não vier, Bernard ou Taison.

    • Anderson

      Opa. Vou falar sobre os volantes e meias na próxima semana. Gostava do Léo também, mas admito que não deu sorte aqui.

      • Felipe Trindade

        Não deu sorte, mas pode dar, ele joga muito bem.
        o Flamengo não sabe fazer igual o grêmio vai fazer com a gente, que é aproveitar um bom momento do jogador que emprestamos.
        Jonas, Canteros e Leo podem se tornar reforços, mesmo que sejam como opções.

  • Giulia Vargas

    “A Europa também está recheada de boas opções. A que mais se destaca é Thiago Silva que não tem conversas abertas para renovar com o PSG. O jogador afirma querer ficar, mas o clube não parece ter interesse no jogador de 32 anos. Bom investimento.”

    To chorando de rir
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    (pausa pra respirar)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Anderson

      Opa. Tudo bem? O que é o mais engraçado? Ele estar sem contrato ou ser bom investimento?

      • Giulia Vargas

        O fato dele ser cotado pra 2017

        • Felipe Trindade

          Esquece. Particularmente acho difícil ele vir pro Brasil, ele tem mercado na Europa. Excelente jogador, sem contar na prioridade aos viados do fluminense.
          você tá certa, debochada!!

        • Felipe Trindade

          Giulia, me passa aquela sua última lista aí, pra eu procurar aquele jogador que você citou e eu esqueci o nome… por favor

          • Giulia Vargas

            Mais uma lista:

            Goleiro: Elias (Juventude)
            Lateral Direito: Peruzzi (Boca Júniors)
            Zagueiro: Juninho (Coritiba) e Martin Cáceres (Sem clube) se Rever sair.
            Lateral Esquerdo: Marcelo Hermes (Grêmio)
            Volantes: Rômulo (Spartak) e Renato Neto (Genk)
            Meia: Wágner (Tianjin Teda)
            Atacantes: Vitinho (CSKA) e Taison (Shakhtar)

            Muralha, Peruzzi, Cáceres (Réver), Vaz, Jorge, Rômulo, Arão, Wágner, Diego, Taison, Guerrero

          • Anderson

            Então, Giulia. Para ficar só no que foi analisado aqui, Eu não gostei do Peruzzi, não. Não me enche os olhos. Os números do Pará são melhores que o dele e ele tem contrato até o fim de 2018. Não estou sugerindo nenhum que não possa assinar um pré-contrato agora. O Juninho encaixa bem, mas também tem contrato. Os valores assustam. O Cáceres, de fato seria bom de observar.
            Tem uma coisa que eu não coloquei no texto que me parece importante observar. Limite de estrangeiros.

          • Felipe Trindade

            Achei que esse Renato Neto não é primeiro voláteis, ele joga com o 10 do time dele e ele é bem ofensivo.
            Rômulo acho muito bom, mas já li comentários que ele não viria pro Flamengo, será?
            Marcelo Diaz ou Souza seriam boas opções.
            Vitinho e Taison são indiscutíveis, Wagner seria uma boa aposta.

          • Giulia Vargas

            Renato Neto vem atuando como terceiro homem e meio campo, mas joga fácil como segundo volante.

          • Thiago Adriano

            Gostei da lista, porem acho que Elias do juventude é novo, melhor dar uma oportunidade pro thiago, goleiro da copinha … mesma coisa vale pro Juninho, temos o Leo duarte que joga muito, so precisa jogar mais pelos profissionais, e com um bom jogador do lado, diferente de quando ele entrou e tinha cesar martins. E LD acho que também estamos bem, temos o rodinei e o thiago Ennes da copinha que é muito bom, quem sabe nos de um retorno que nem o jorge.

          • Anderson

            Também me alinho com essa ideia. O Gatito é titular, se vier e o Muralha sair. Se o Muralha não sair, nem traz o Gatito.

        • Anderson

          Ué, por quê? Ele é bom demais para o Flamengo?

          • Giulia Vargas

            Hoje ele é inviável. É considerado uns dos melhores zagueiros do mundo e tem muito mercado na Europa.

          • Anderson

            Agora ele se aproxima de renovar com o PSG. Não é a nossa prioridade. Mas não vejo todo esse mercado não. A seleção o tem queimado muito

          • Giulia Vargas

            Não vê mercado no Thiago Silva?

            Então tá

      • Leandro Amaral

        Gostaria de fazer umas correções,Felipe não é da base do Flamengo,E o goleiro do Figueirense , até onde eu sei,E o Gatito Fernandes e não Ramirez…E a Júlia Vargas é debochada,mas eu casava!

        • Giulia Vargas

          Giulia, e não Júlia.

          Sou debochada quando necessário.

          • Leandro Amaral

            Ok!Giulia ! Já sabia,foi apenas um erro de digitação,mas enfim,não mudou em nada minha opinião,sobre o time ou sobre o matrimônio!Kkkkkkk
            To de zuera guria!Já acompanho teus comentários a algum tempo aqui na coluna,algumas vezes concordo e outras discordo,mas em suma ,te acho inteligente.Dificil uma mulher gostar de futebol,e mais difícil ainda entender,de modo que,acredito eu,deixe orgulhosa a torcida dos marmanjos mais bem vestida do Brasil,sorte nossa( e sua também)vc ter esse bom gosto,que modéstia à parte,também tenho.Somos todos Flamengo.Até mais ver,guria debochada!Vamo que vamo mengão!!!

          • Leandro Amaral

            Caraca meo,como eu fui escrever teu nome errado???que bosta mano!kkkkkkkk!!!!

          • Anderson

            Ser debochado é uma técnica. xD
            Em tempo: Já enviou a sua coluna do torcedor, Giulia? Você me perguntou sobre isso numa outra coluna.

          • Giulia Vargas

            Ainda não, não tive tempo.

        • Anderson

          Com certeza, Leandro. Felipe não está elencado nos jogadores da base. Eu coloquei Marcelo Lomba, César e PV. E você está coberto de razão. Dá nem para colocar a conta do erro na digitação auhauhauhauhauh. Vou ver se dá pra corrigir. SRN

  • Júnior Morais

    Dedé NÃO ! Jogador bixado, de vidro. Mais de 1 ano e meio no DM, ja deve ter tirado diploma em medicina.

    Sobre o Thiago. S, vc sonhou alto demais.

    • Anderson

      Dedé confere. Não acho esse o sonho alto. Alto é sonhar com melhores do mundo como há trouxemos, não acha?

  • Pedro Reis

    HAHAHA muda esse nome a[i
    Anderson, o alienado AHHAHA

    • Anderson

      Falouz. SRN

  • Vinicius

    Algumas contratações achei bastante exageradas.Maxwell, Rafinha, Muntari, Thiago Silva…creio que esses cara preferem ir pra China ao invés de se aventurarem sob impossíveis horizontes.

    Paulo Victor, Chiquinho, Juan, MA, Alambik, Cirino, Gabriel e Sheik devem sair. No lugar poderiam contratar Gatito Fernandes, Marcelo Hermes, Felipe Santana, Felipe Melo, Wagner, Vitinho, Berrío (Atlético Nacional) e Oscar Romero (Racing-ARG).

    Existem grandes chances de Jorge, Arão e Guerrero saírem para equipes mais endinheiradas (vide China e as arábias). Caso aconteça, jogadores como Treuco (seleção peruana), Rômulo e Boselli (León) seriam bons substitutos.

    • Felipe Trindade

      Olha o Boselli aí, até que enfim ele apareceu na lista de alguém.
      Mesmo não querendo que Guerrero saia, caso ele seja vendido, acho Mauro Boselli simplesmente um ótimo centroavante.
      Mas achei a sua lista muito ousada, com o Romero, Vitinho e Berrío fazendo parte dela.
      Mas tudo bem

    • Anderson

      Opa. Não cheguei ainda no Muntari. Não acho exageradas não. Talvez o Thiago Silva que tem identificação com o outro clube, mas os outros dois são jogadores disponíveis e que valem algum investimento. Apesar que primeiro eu iria à Diogo Barbosa e Marcelo Hermes. Se fechassem os dois, não iria até o Maxwell. Na próxima vemos o que tenho preparado para o meio para a frente.

  • BVZ Top

    Acho que podemos manter sim boa parte do elenco. Acredito em jogadores incontestáveis para lateral esquerda, 1º volante e 2 pontas velocistas MAS que saibam chutar…sabe…aquilo que é básico no futebol, chutar? Porque o Emerson é o único ponta com finalização e que sabe tabelar, o resto só corre e “recompõe”.

    • Anderson

      Opa. Te apraz as opções dadas pra lateral?

  • Felipe Trindade

    Será que só eu nesse mundo acho que devemos ter um elenco grande, e dando oportunidades a todos!?
    Aí vem a parte do porque não!?
    Porque não aproveitar o retorno de Leo, Canteros e Jonas?

    Porque não trazer Montillo ou Valdivia pro lugar o Alan Patrick? o segundo joga muitoooooooo, seria 10 do Flamengo sem dúvida alguma.

    Porque não trazer o Walter que cujo contrato acaba final do ano, e é um grande jogador, que faz muita diferença.
    São jogadores esquecidos que são diferenciados, pode se motivar e fazer do Flamengo uma grande equipe, titular e reserva.
    Walter e Guerrero juntos, esquece, Walter bota a bola aonde quiser, bate na bola como poucos.
    Vadivia acha espaço na defesa que nem quem está em casa assistindo sabe que tem aquele espaço.
    Flamengo vai jogar libertadores, precisa do jogar experiente, que chame a responsabilidade e faça a diferença.
    Lembrando que Felipe Melo estritamente COM CERTEZA nesse grupo.

    • Anderson

      Opa. Para ficar só no que tange a coluna, defesa, eu acho interessante aproveitar o Léo. O campeonato dele é bom. Mas não é melhor que o do Pará. Depende muito do pensamento da diretoria. Meu primeiro pleno seria ver se o Rafinha fechava, se fechar, não aproveita o Léo.

  • Adriano Gomes

    Sinceramente não acho que o Flamengo vá contratar tantos jogadores para 2017 e muitos menos gastar tanto dinheiro em contratações só porque estarão na libertadores.

    Na minha opinião irão precisar contratar um lateral esquerdo, um primeiro volante e dois atacantes. Se PV sair outro goleiro.

    Goleiro: Gatito – se PV sair;
    LE: Marcelos Hermes;
    Volante: Felipe Melo, Rômulo…
    Atacantes: Vitinho, Calleri.