Agora é oficial! Zé Ricardo comandará o Flamengo à conquista da Libertadores 2017

Finalmente o digníssimo presidente Eduardo Bandeira resolveu anunciar de forma oficial a continuidade do promissor técnico José Ricardo, que mesmo muito questionado por grande parte da crônica esportiva e dos exigentes torcedores rubro-negros, fez um excelente trabalho à frente do nosso amado Flamengo ao longo de 2016.

Sou um torcedor apaixonado pelo Flamengo, mas busco ser o mais justo e coerente possível quanto às minhas análises, para transmitir a todos vocês uma opinião isenta de “clubismo” ou até mesmo tendenciosa, como venho percebendo ao longo dos anos.

Após a vergonhosa derrota da seleção brasileira de futebol para a normal seleção alemã, muitos reivindicaram uma mudança brusca de cultura, de jogadores, de treinadores e principalmente da direção dos clubes e da falida CBF. Os jornalistas e comentaristas que gritavam aos quatro ventos a aproximadamente dois anos atrás, são os mesmos impacientes que criticam o planejamento de médio prazo e a inovação por técnicos promissores como José Ricardo e Jair Ventura. Elogiam a chegada de estrangeiros como Paulo Bento, que teve uma passagem vergonhosa pela Toca da Raposa, Edgardo Bauza, que apenas conseguiu retardar uma eminente eliminação do São Paulo na Copa Libertadores da América, com seus devaneios de escalar jogadores fora de posições e enviar bilhetinhos aos jogadores durante os jogos.

Deixo aqui uma grande pergunta a todos os leitores: a solução está realmente nos poderosos técnicos estrangeiros?

A verdade é que José Ricardo Mannarino foi pinçado da base do Flamengo, após ter conseguido resgatar a credibilidade dos meninos e conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Conhecido por possuir um perfil educador e estratégico, chegou sobre grande desconfiança da torcida e até mesmo do elenco. Apesar dos muitos questionamentos e desafios enfrentados ao longo do ano, destacarei dois que considero, fundamentais para seu sucesso.

Primeiro grande desafio foi bancar a continuidade do 4-1-4-1 ou 4-3-3, constituído pelo antigo técnico, e por mais que grande parte da mídia e dos torcedores continuem questionando até hoje o fato de não ter cedido as pressões, fica claro faltando apenas quatro rodadas para o final da temporada, que ele teve razão em ter dado continuidade no esquema estabelecido no planejamento inicial.

Segundo grande desafio, foi barrar os “vulgos medalhões”, deixou jogadores como Juan, Cuéllar e Mancuello no banco e afastou o até então homem de confiança do antigo treinador, Emerson Sheik! Jogador esse que ficou de chinelinho o ano todo e acabou ganhando espaço no final do ano devido a queda brusca dos nossos atacantes de ponta e um enorme vacilo de uma eterna promessa.

Poderia defender o Zé Ricardo utilizando um argumento no qual tendenciosamente muitos insistem em criticar a diretoria quanto à contratação do Guerrero. Sim, o custo x benefício que o Zé Ricardo entrega ao Flamengo só não será maior/melhor que o Jair Ventura entregará ao Botafogo, caso consiga a heróica façanha de classificar o limitado time a uma possível vaga na Libertadores 2017.

Então imensa nação, peço que dêem um voto de confiança para o nosso promissor treinador José Ricardo, pois participará ativamente da definição do esquema tático, escolherá os jogadores que deverão continuar no elenco 2017, liberando alguns com idade elevada que tem onerado nossa folha de pagamento, assim como as eternas promessas que nunca viraram realidade e principalmente aprovará alguns dos 300 nomes que já começam a ser especulados como reforço para 2017.

Mediante tais fatos relatados acima e a grande escassez de treinadores com elevado potencial para entregar um custo x benefício melhor do que o nosso atual treinador, que errou e acertou, como todos os demais, mas acima de tudo demonstrou uma enorme capacidade de adaptação, amadurecimento, organização tática e bons resultados trabalhando sob pressão, que reitero meu total apoio para juntos conquistarmos a tão sonhada Libertadores da América 2017.

Allan Garcia
“O Polêmico”

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @AllanLeiteGarci!

Inscreva-se no canal TV Coluna do Flamengo:
https://www.youtube.com/colunadoflamengoresenha

174 Comentários
Carregando comentários...