Página inicial Colunas Allan Garcia Zé Ricardo, o criticado estrategista de 45 milhões!

Zé Ricardo, o criticado estrategista de 45 milhões!

4610
257
COMPARTILHAR

Fantástica Nação Rubro Negra!

Estratégia. Em grego, estratégia. Em latim, estrategie. Em francês, stratégie. A marcante frase utilizada pelo ator Wagner Moura no filme “Tropa de Elite” define parte do perfil do professor José Ricardo nesse promissor início à frente do time profissional. Algumas características como: estudioso, atualizado, inovador entre outras já começam a ser muito citadas pela grande mídia que pouco apoiava e tanto criticavam o treinador. Seria a mudança de rumos e falta de justificativas diante dos números?

Fato é que a imensa torcida rubro-negra anseia por assistir os melhores jogadores em campo, ocasionando a primeira grande discórdia Márcio Araújo x Cuéllar. É claro e notório a todos que o Cuéllar é infinitamente superior na saída de bola ofensiva e possui um bom poder de marcação, porém o Márcio Araújo demonstra possuir mais velocidade e tem executado perfeitamente a cobertura dos espaços que aparecem no decorrer da partida. Mesmo sabendo que perdemos em qualidade de saída de bola, ganhamos em equilíbrio defensivo. Tais argumentos me levam a acreditar que o Zé Ricardo está absolutamente correto em manter o Márcio Araújo (até o presente momento) na equipe titular.

A segunda discórdia é quanto a manutenção do tão questionado 4-3-3 instituído sem êxito pelo renomado Muricy Ramalho, porém reenquadrado e acertado pelo Zé Ricardo. Com a grande mudança do futebol mundial e a imensa necessidade de recomposição, alguns jogadores infelizmente aqui no Brasil ainda não apresentam disciplina tática necessária, fragilizando o sistema defensivo e levando muitos torcedores e comentaristas a quererem o retorno imediato do 4-4-2. Na grande briga entre o 4-3-3 x 4-4-2 surge a seguinte questão: vamos jogar no 4-4-2 com um “ponta-construtor” Mancuello / Allan Patrick / Ederson ou no 4-3-3 com os “pontas-tradicionais” Everton / Gabriel / Cirino / Fernandinho / Sheik? Mas uma vez os números me levam a concordar com o Zé Ricardo na manutenção do 4-3-3, uma vez que nossos melhores jogos e o maior número de pontos conquistados na sua gestão foram com o time atuando dessa forma.

Poderia simplesmente me apegar ao último jogo contra o Figueirense para defender tal escolha (covardia, alguns diriam não ser justo) mas peço que analisem os números e cheguem as suas próprias conclusões.

O mais importante é percebermos a grande evolução tática da equipe, o grande respeito e admiração que o treinador conquistou perante a diretoria e os jogadores, a recuperação de vários jogadores execrados no elenco e reservas em outros times, a união, respeito e motivação entre os jogadores e por que não, exaltar o retorno da mística e tradicional raça rubro negra?

Impossível nesse momento conseguir afirmar que o Flamengo será campeão Brasileirão e Sul-Americano, mas o elenco é bom e cheio de peças que oferecem variáveis interessantes durante as partidas e após esses três meses de trabalho, afirmo a todos que o Zé Ricardo, assim como o time rubro-negro demonstram plena evolução e maturidade em campo, o que vem aflorando nos quatro cantos do país um cheirinho que abaixo nos comentários, precisarei de ajuda para identificar!

Allan Garcia
O Polêmico

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !

Comente pelo Facebook

  • Claudy Rodrigues

    Eu humildemente reconheço que o Zé Ricardo faz um excelente trabalho, simplesmente calou minha boca! Não sei se seremos campeão das duas competições,mas o fato de não termos perdido ninguém na janela, e a evolução do time, somos sim candidatos fortes aos títulos!!

    • Garcia Garcia

      Grande Claudy!

      Como comentado no nosso grupo do whatsapp o importante e termos sempre a humildade de admitir que nosso ponto de vista nem sempre é correto. Mas futebol tudo é temporário!

      Parabens pelo seu comentário amigo.

      SRN.

      • Bruno Martínez

        Boa tarde garcia como faço para entrar no seu grupo do whatsApp.
        SRN.

      • Ramos Raminho

        Tbm tenho interesse

  • Manoel Belarmino

    Eu meio que esperava, mas ele surpreende até a mim que sempre o defendi….e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

    • Garcia Garcia

      Boa Manoel!

      Vamos que vamos, estamos encontrando o caminho …..

      SRN.

  • marcondes Alves

    Pq 45 milhões?

    • Garcia Garcia

      Boa tarde Marcondes!

      Devido a data da última pesquisa, a grande oportunidade que tivemos esse ano de 2016 de jogarmos em vários estados do Brasil, a ascensão e fortalecimento da marca Flamengo, contratação e chegada de grandes craques ao Clube Rubro Negro eu Allan já considero esse aumento no número da imensa Nação Rubro Negro.

      Verdade que tudo passa de estimativas, pois infelizmente não existe “ainda” uma forma de mensurar o real tamanho da Nação Rubro Negra.

      SRN

      • marcondes Alves

        blz, valeu. eu acho que ja temos 50 mi mas a imprensa paulista vai tentar esconder.

        • Marcos Paulo

          Então vamos fazer filho.. Colocar urubuzinho no mundo ! Quero ver esconde.. Hahah
          SRN

      • Breno Silva

        Sou capitalista msm, só pensei q fosse o valor das transações do time em 2016..kkk SRN

  • Fabricio NigeRace

    Bom texto! Eu concordo contigo e digo mais, imagine o que o Zé Ricardo conseguirá fazer começando o ano e com as contratações pedidas por ele. SRN

    • Garcia Garcia

      Boa Fabricio!

      Vamos torcer para evolução continua do treinador e do nosso Mengão.

      Final do ano voltaremos ao assunto.

      SRN.

  • Felipe Andrade

    Realmente o Zé está fazendo um trabalho espetacular calando até mesmo quem tanto o criticou.

    Só um adendo, já foi falado e inclusive recentemente o Fernandinho confirmou que o Fla joga no 4 2 3 1 e 4 5 1 sem a bola e não no 4 3 3

    • Garcia Garcia

      Boa Felipe!!!

      Utilizei o 433 pelo fato do início ter sido o maior questionamento, mas a verdade é que o time tem alternância de esquemas durante todo jogo tanto defensivamente quanto na parte ofensiva.

      O futebol moderno se faz necessário essa alteração constante no esquema.

      SRN.

  • Breno Silva

    Pelos resultados e como foram conquistados, eh pra aplaudir de pé e se o time vencer o Palmares no chiqueiro, então, será o substituto de Tite na Seleção!

    Brincadeiras a parte, vejo ele com moral com os jogadores, sendo que ele não privilegia nenhum em cada posição (MA é sem comentários, foi macumba, só pode…), é sinal q eles acreditam no Zé e dão o sangue pra conseguirem os objetivos devido verem um bom estrategista no banco.

    Zé é novo ainda, 1º time profissional, mas mostra maturidade e sabedoria. Já disse aqui uma vez, que na Liberta gostei de ver os técnicos novos como Roger (GREMIO), Coudet (ROS. CENTRAL), Gallhardo (RIVER-ARG), Rueda (ATL-COL) dando nós táticos nos técnicos mais experientes.
    Eles cresceram nos respectivos clubes pq os clubes acreditam neles. Com o Zé ocorrerá o mesmo. Tempo e padrão: é disso q precisamos e isso, acredito, que o Zé possa nos fornecer.

    Percebam, ele tá tirando leite de pedra: dizem q nosso ELENCO está entre os 03 melhores do BR junto com porco e galinhas.

    Pode até ser, mas o time com Pará, Chiquim, PV, MA, Cirino, Sheik, Nandim, Gabriel, etc… num é essas gostosura de TIME não!

    Aí vem o mérito do Zé: Ele explora o potencial de cada um, barrando uns (Girino) e consagrando outros (Pará). É pra isso q serve um técnico, pra transformar um elenco em time, uma equipe q se doa por um objetivo em comum. Logo, num seria qqer tecnico q faria o q o Zé ta fazendo!

    OBS:

    Num queria ser um técnico dinossauro num BR de hoje não! Acho q estamos na transição dos INCOMPETENTES TREINEIROS q se seguravam fazendo amizade com os jogadores, pra MERITOCRACIA para com os COMPETENTISSÍMOS TÉCNICOS, estrategistas e que fazem os jogadores jogarem por ele.
    Começou com o Roger, tem seu Outdoor com o Zé Ricardo, agora já chegou no botafogo e mt outros da 1ª divisão vão aderir a nova realidade. (O curica e o SP perderam a oportunidade de entrar na novidade do mercado)

    Torço pra que continue assim e que no final do ano possamos ter a confirmação do que muitos já sabem: QUE O ZÉ EH UM BAITA TÉCNICO, digassi de passagi!!

    #CheirinhoDeHepta
    #OHeptaVem
    #PraCimaDelesMengo

    SRN

    • Jorge

      Ou seja, QUEM “morrer” primeiro, o URUBU, “COME”

    • Garcia Garcia

      Muito bom texto!!!!!

      Pensamos muito parecido.

      Obrigado por participar.

      SRN.

    • joão dias

      Não entendi o Palmares no chiqueiro. Qual o motivo da referência? Trocar Palmeiras por Palmares?

      • Breno Silva

        Eh so por preguiça msm!!!
        Chiqueiro eh lugar de criação de porco, referente ao animal q identifica eles!
        SRN

  • Gustavo PR

    Aleluia! Encontreu mais uma alma q entende um pouco de futebol e, vê o quanto MA é importante para o time, para o sistema tático da equipe. SRN

    • Garcia Garcia

      ahahahahahahahahahah !!!!!!!!!!!!!

      SRN.

  • Dieki

    Ainda acho que ma lembra mt o willians. Roubava bola ate do goleiro, mas devolvia logo em seguida. Mas eh o unico primeiro volante que temos.

    • Marcos Paulo

      Temos o Ronaldo tb, porém não é hora de colocar ele nessas circunstâncias..

      • Jorge

        Quem tem “bola” (ou bolas !!!) enfrenta as circunstâncias. Vejam o exemplo do Gabriel Jesus !!!

      • Murilo LaRock

        Ronaldo deve jogar a várzea chamada de cariocão ano que vem, junto dos outros moleques da base

  • amauri de sa

    Parabens pelo texto! mto bem escrito! Ps. Precisamos nos livrar do sheik….uma vez em campo tenham certeza….ELE VAI SACANEAR!

    • Marcos Paulo

      Acho que ele passou dessa fase, mas nunca se sabe.. Se ele estiver afim de jogar, seria uma boa peça pra Sul-Americana..

      • amauri de sa

        Infelizmente nao acredito nisso. De fato tecnicamente e melhor q todos os outros de lado do campo. Mas me parece desde o ano passado claramente mal intencionado….sem falar na condicao física que nao tem p exercer essa funcao

        • Garcia Garcia

          Boa noite Amauri!

          Concordo com você.

          Sempre fui muito fã, mas foi bom … valeu!!!!

    • Elvis Presley

      Eu tb não arriscaria. Ele não é um cara de grupo. Aliás, ele foi inventar no final do jogo passado e deu uma falta perigosa pro figueira. Parece que joga de sacanagem.

  • Ruan Pedro

    Não me acordem!

  • Thalmus Domingos

    Se formos manter o 4-3-3 em 2017 precisamos trazer pontas de qualidade para o elenco. Sugiro Vitinho do Inter para a esquerda e Pavón do Boca para a direita. Podemos manter Éverton e Ederson para reserva, além do Thiago que até lá estará mais preparado para jogar. O resto manda embora (Sheik, Gabriel, Cirino, Fernandinho) O Allan volta do empréstimo, agora temos Diego e Mancu para a posição, abrindo mais espaço para o Paquetá que joga muita bola. Na nossa zaga, perderemos Réver que volta de empréstimo e Juan que deve se aposentar. Donatti já estará mais ambientado para jogar no Brasil, mas precisaremos de pelo menos mais um bom zagueiro. Chiquinho vai vazar, acredito muito no Jorge mas precisamos de um substituto, seja ele da base ou de fora. Nossa lateral direita está bem servida, com a raça do Pará e a velocidade do Rodinei. Cuellar é visto como segundo volante, mesma posição do Arão, tudo bem… Precisamos de um primeiro volante para enfim disputar com Massaraújo que deve renovar. Se o Felipe Mello não vir desta vez, nunca mais. Ainda temos o Ronaldo que deve começar a ganhar espaço no time. E que 2017 seja ainda melhor… Mengão Hepta em 2016! SRN

    • Garcia Garcia

      Thalmus!

      Para falarmos de elenco para 2017 precisamos aguardar a confirmação para disputarmos a libertadores!

      Mas a frente falaremos muito sobre esse agradável tema.

      SRN.

  • Vitor Prado

    Vascaínos me magoaram.

  • adysson

    Excelente texto!!! Concordo perfeitamente q o MA eh indispensável pelo momento. Cuellar pra ganhar a vaga vai ter q mostrar muito mais do que botes eufóricos.SRN

    • Jorge

      Ritalina no “Colômbia” já. tmj SRN6

  • Ruan Pedro

    – Torcida começa a gritar “OLÉ” aqui no Kléber Andrade

    (repórter entra na narração e diz:)

    – O Zé Ricardo imediatamente correu pra torcida e pediu que parassem para que o time não desconcentrasse. kkkkkkkkk

    Primeira vez que vejo isso acontecer! Se o Damião fizesse aquele gol de cabeça que parou no travessão, a torcida ia começar a gritar: “Relaxa Zé Ricardo, hoje é no amor!”

    Corta pra nóis!

    Chama o Alan Patrick que hoje tem festa na favela, open Stela, só vem!

    • silasT

      O impressionante é que tinha pouco de público no estádio mas dava para ouvir nas transmissões a torcida cantando o tempo todo!

    • Garcia Garcia

      ahahahahahahhahaha !!!!!!!!!!

      Por isso que ver o jogo ao vivo nunca igualará uma TV!!!!

      Saudades dos estádios.

      SRN.

  • Douglas Galvão

    Começou a CRUZADA para convencer os Rubronegros que o Zé é o maior treinador do mundo, como fizeram para dizer que o MA é o jogador mais inteligente do mundo e o que todos os técnicos o querem no seu time.
    Essa conversa só engana os adolescentes e crianças que acreditam nos que escrevem essas colunas e nos jornalistas paulistas que querem ver o FLAMENGO se ferrar!

    O Zé é apenas um treinador de crianças que ainda está “aprendendo”, que não gosta de jogadores estrangeiros e não está ainda preparado para comandar o FLAMENGO, nada além disso!

    Mas torço por ele que, pra mim, acho que o Zé levou sorte de ter um elenco como esse atual em que a qualidade técnica e a experiencia de grande parte dos jogadores é que está fazendo a diferença e quem está ganhando os jogos em campo.
    Quando ele não escala os melhores, como nós queremos, tem mais dificuldade pra ganhar, como foi aquele desastre em SC, e em outros jogos em que perdemos partidas até fáceis de vencer.

    Aquele abraço

    • silasT

      Ninguém nem o Jornalista mais experiente do mundo pode bater contra os números!

      • Garcia Garcia

        Isso é fato!

      • Rafael Mengão

        Mas pode bater contra o desempenho.

    • Ruy

      Se o Zé é treinador de crianças, posso te dizer que o JARDIM DE INFÂNCIA da Gávea está em festa!

      • Douglas Galvão

        Depois do resultado e classificação do FLAMENGO, até eu virei criança!

        • Ruy

          Kkkk
          Esse é o espírito!
          Mesmo com pensamentos diferentes, a NAÇÃO está curtindo esse momento do Mengao.

    • silasT

      Olha, o time Imprensou o Figueira do início ao fim. O trabalho é gradativo ou vc acha que o Tite começou ganhando e convencendo no seu início pelo Corinthians? Era apelidado de Empatite.

      • Douglas Galvão

        O TITE é um imbócil, quem tem alguma experiencia sabe que quem ganhou o jogo que estava muito difícil, foi o GABRIEL JESUS praticamente sózinho.
        Hipoteticamente tire o GABRIEL JESUS(melhor jogador brasileiro atual) da seleção dele e me diga de quanto seria o resultado do jogo?

        Quero salientar que essa é apenas a minha opinião e visão particulares: “eu posso até estar enganado, mas não acredito nisso”!

        • silasT

          Então vc é a favor de técnicos de nome ou de elencos fortes tirando os méritos dos técnicos?

          • Douglas Galvão

            Se for pra escolher, elenco forte, claro!
            Na Copa do mundo de 1958, os jogadores ganharam os jogos e foram campeões com o treinador Vicente FEOLA cochilando no banco de reservas. DIDI e os craques da época foi quem ganhou essa Copa pro Brasil.
            Coloque o PEP GUARDIOLA com um bando de pernas de pau como o VSQ, quero ver ele ganhar alguma coisa!

          • Garcia Garcia

            Douglas perguntaria agora seu técnico ideal !!!!!

            Mas mesmo não concordando com muitas colocações sua, o Guardiola e ponto fora da curva!!!!

            Me tire uma dúvida, no Brasil você poderia mencionar os 3 melhores técnicos da atualidade? Apenas curiosidade amigo!

            SRN.

          • Nick Sousa

            Ele vai dizer Ney Franco, Falcão e Argel

          • Douglas Galvão

            CUCA, ROGER e o Marcelo Oliveira!

          • Garcia Garcia

            Opa Douglas!!!

            Gostei da sua relação de treinadores, mas acredito que o Roger esteja no mesmo patamar do Zé Ricardo! Explico:

            Dois jovens promissores, trabalham muito o lado psicológico dos atletas, são considerados estudiosos e seus atletas revelam que suas preleções são claras e objetivas.
            Acredito que esteja muito cedo para julgarmos esses dois profissionais, porém reforço minha opinião de estarem nivelados.

            Quanto ao Cuca que hoje é o favorito de todos os comentaristas já foi muito criticado no passado e até a conquista pelo Atlético MG era considerado por muitos um técnico amarelão nos momentos decisivos, mas após sua vitória virou unanimidade nacional.

            Meu único destaque fica com relação aos salários pagos a esses treinadores como Cuca e Marcelo Oliveira que certamente estão na casa de pelo menos R$ 700 mil considerando toda a comissão técnica que sempre chegam amarradas a esses caras.

            Pergunto grande Douglas: Você concordaria comigo que hoje o Flamengo possui um excelente custo / benefício na questão treinador?

            Abraços.

          • Douglas Galvão

            Na minha opinião, o ROGER tem muito mais vivência e experiencia de futebol que o Zé e, isso ninguem pode negar!

          • Elvis Presley

            Onde isso? Como assim? Que vivência ele tem mais que o ZR?

          • Elvis Presley

            Ah, discordo! Acho que bom técnico não é só o cara estrategista, mas o cara que tem o elenco na mão, e aí eu acho que o Tite e o Dorival são os mais completos. Até porque é muito cedo ainda pra cravar isso. Qdo faltarem umas oito rodadas aí veremos quem é quem.

            Pra mim o palmerda ficará pelo caminho, bastando só uma sequência ruim e ser ultrapassado para a turma do amendoim começar a impregnar o cuca, e rolar uma crise nos bastidores, considerando que o cuca tb não é um cara bom de grupo. Isso sem contar o mecenas Nobre que não vai admitir a hipótese do palmerda perder esse campeonato. hehehe.

            Já o Marcelo oliveira é outro que não parece ser um cara bom de grupo, e terá qu eprovar isso com os medalhões lá no galo.

            Chegarão Fla, Gremio, Santos e talvez o galo, b=vamos aguardar.

          • Rafael Mengão

            Agora o ZR vai ficar ate o fim da temporada , deixem ele aí mesmo . Mas para mim , o time do Flamengo não é tão forte coletivamente , individualmente o time é forte. se vc reparar o time do Flamengo jogando , vai vê que o time não tem triangulações , infiltrações , a coisa que o time do Flamengo mais faz e jogar bola na área. agora respondendo a pergunta que vc fez pro amigo ai . Fernando Diniz seria uma boa aposta , mas agora não , pois ele tem que pegar o time no início da temporada , pra implantar o seu método.vlw

          • Ruan Pedro

            ASSUMIU!!!!!!!!!

            TOMA AQUI SUA FAIXA DE RICARDETE

          • Rafael Mengão

            Kkkkkkk

          • silasT

            Kkkkk eu quando vejo um Vascaido: Rafael Mengao/Andy Müller eu dou Block. Mas vejo que vc se diverte com eles.

          • Ruan Pedro

            Esse Andy também tá bloqueado faz tempo.. Rafael ainda me diverte, já já eu enjôo kkkkkk

          • Rafael Mengão

            Os melhor es técnicos da atualidade são:Cuca , Roger e Tite.

          • Ruan Pedro

            Ele é a favor de ser lunático kkkk

        • Tucano

          Douglas meu amigo tudo bem? Olha concordo que o Gabriel de Jesus é um grande jogador mais ainda. Formação, e discordo de vc quando diz que ele ganhou o jogo sozinho, não foi mesmo. No primeiro tempo não viu a cor da bola, no meu entender o cara que mandou no jogo foi Neymar, em segundo Marquinhos e depois o Gabriel. Ele colocou a bola dentro do gol duas vezes e recebeu o falta do penalty, foi esse três lances dele no jogo, foi importante? Foi, mas précisamos deixar de engrandecer só quem faz o gol, pois muitas vezes jogadores jogam os noventa minutos bem como fez o zagueiro Marquinhos e não são nem citados. Penso que temos de mudar o forma de ver o jogo, se fosse um esporte individual tudo bem, mas no coletivo, peças que não faz gols podem ser tão ou mais importantes de que quem faz.

          • Douglas Galvão

            Concordo em parte contigo, peças que não fazem gols tambem são importantes.
            Dentro de um time e mais ainda na seleção, existe a “fogueira das vaidades”.
            Se você lembrar dos jogos nas olímpiadas, começamos com dois 0X0 contra seleções inexpressivas e eu observei que o MICALE colocou o Gabriel JESUS na ponta esquerda para auxiliar e cobrir o lateral, com o agravante de que os jogadores não lhe passavam a bola quando ele ia a frente.
            Por causa disso ele e a seleção não teve boas atuações.
            Nas partidas seguintes o MICALE acertou o meio de campo colocando os gremistas LUAN e WALLACE e eles coincidentemente começaram a passar a bola pro Gabriel JESUS e o Brasil a vencer os jogos e ganhar a olimpíada.

            O TITE teve a ideia de colocá-lo como um verdadeiro centroavante e ainda lhe deu a 9.
            Então, no 1º tempo do jogo contra o Equador, apesar de ele estar de centroavante, continuavam a não lhe passar a bola, mas o TITE deve ter chamado a atenção do NEYMAR, principalmente, que fez com que a bola fosse passada ao Gabriel JESUS e foi aquele show que vimos!

            Aquele abraço

        • joão dias

          Você está sofrendo alguma coisa Douglas. É carência? Suas opiniões são para contrariar os fatos e ganhar respostas. Vc pixotou o time do flamengo e o zé antes do jogo do figueira. Depois do jogo? Sumiu. Estou desconfiado que és vascaíno. Que está aqui no site pra tentar causar confusão. Opiniões malucas. A que o Tite não tem mérito sobre a vitória do último jogo foi incrivelmente ridícula. Um abraço do Zé Ricardo, do MA E DO G4.

          • Douglas Galvão

            O Rafael Mengão bem que me avisou – KKKKKKKKKKKKKK

          • joão dias

            Sim…kkkk disse isso pois ele também é. Sempre tentando denegrir o Fla. O técnico do flamengo não presta e não tem nenhum mérito nas vitórias que o fla está conquistando. O time não tem triangulações e toques de bola, Márcio Araújo tem que sair pra entrar o Cuellar….. Vcs são irmãos..kkkkk O que mais me alegra é imaginar a cara da vcs quando o Flamengo ganha. Devem jogar o controle na parede, quebrar copos, xingar o vizinho….kkkkkk valeu. SRN.

    • Rafael Mengão

      Se prepare , as Ricardetes vao ficar furiosas com vc , e vao te chamar de corneteiro e vascaíno.

      • Douglas Galvão

        – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • Garcia Garcia

          ahahahahhahahahhahahhaha !!!!!!

          Sem fúria amigos.

          Vivemos em um estado democrático e fiquem a vontade para colocar suas posições e opiniões.

          SRN.

      • Nick Sousa

        Não, esse é vc Rafael

      • Ruan Pedro

        Não, esse é você Rafael

        • Rafael Mengão

          Eu Gosto de mulher cara

          • Ruan Pedro

            Eu acreditei na primeira vez que tu disse, não precisa repetir pra se convencer kkkkkkkk você tá bravo cara? Não fica bravo nao

          • Yan Balduino

            Kkkkkkkk

          • Elvis Presley

            kkkkk

          • Elvis Presley

            Aí, Rafael, agora eu vi, cara, o Ruan te ama. Kkkk

          • Rafael Mengão

            Kkkkkk eu disse pra ele que eu gosto de mulher . mas já tem até Gnt desconfiado com esse comportamento dele kkkk

          • Ruan Pedro

            Você é o mascote cara, entenda isso, todo mundo gosta de ler as porcarias que você escreve kkkkkkkkkkkkkkk

    • Jorge

      Irmão. você sempre contribuiu para a elevação do nível de nosso espaço.
      Essa mudança de humor, seria ainda mágoa pelo episódio “MINA” ( que, aliás, tá até agora, tentando “achar” o Gabriel Jesus ???

      • Douglas Galvão

        Jorge, bondade sua dizer isso!
        O GABRIEL JESUS é um jogador espetacular e o melhor jogador brasileiro da atualidade e, ninguem consegue pará-lo quando ele vai em direção ao gol adversário, a não ser na porrada!
        O Arturo MINA agora é jogador do RIVER PLATE e o mais importante da seleção do seu país e, atualmente o FLAMENGO não teria condições de contratá-lo, pois o mesmo está supervalorizado!
        Naquela época em que eu sugeri a contratação dele, ele ainda era um desconhecido e tinha o valor do passe muito barato!
        Não guardo mágoa de nada, fique tranquilo!

        Aquele abraço

        • Garcia Garcia

          Grande Douglas boa noite!

          Acima havia lhe pedido sua opinião para entender melhor seu ponto de vista, mas acabei encontrando abaixo.

          Agradeço seu ponto de vista e apenas gostaria de esclarecer que não considero o nosso treinador como o melhor do Brasil, mas como uma grata promessa que poderá sim se tornar um excelente técnico Brasileiro.

          Ainda está muito cedo para santificar ou crucificar um profissional que acaba de iniciar um trabalho no futebol profissional, mas convenhamos que o Roger e o Fernando Diniz acabaram de iniciar um trabalho e o tempo tem revelado que a possibilidade de renovação será fundamental para renovação do futebol Brasileiro.

          Muito obrigado pela participação e SRN.

          Abraços.

          • silasT

            Quem é Fernando Diniz? Aquele do Oeste? Já viu a posição do Oeste na série B?
            Vc colocando as palavras Roger e Diniz lado a lado é demais amigo… O que fez o Diniz para ser comparado ao Roger?

          • Ruan Pedro

            Pergunta pra mim que eu sei a resposta. Me escolhe o/

          • Garcia Garcia

            Grande Silas!

            O Fernando Diniz fez um excelente campeonato Paulista a frente do Audax SP! O time dele tinha partidas consistentes, muito bem armado e jogando bonito.

            Comparei os.3 treinadores pelo fato de serem uma nova safra e por muitos já são considerados gratas revelações.

            Para conhecimento o Corinthians e o São Paulo tentou contratar o Fernando Diniz.

            Mas respeito sua opinião!

            SRN

  • silasT

    Vou falar aqui do ultimo jogo, precisamente sobre as criticas a ATUAÇÃO do Gabriel.
    Pontos positivos e negativos:
    -tabelou com o Everton no lance do gol
    -quase fez 2 gols, os dois defendidos milagrosamente pelo gatito.

    Obs:Alguém poderia me explicar pq as avaliações foram tão baixas para a atuação dele?.

    • Ruan Pedro

      Ele não foi mal, tanto que ficou até o fim da partida.

      Eu espero isso dele, é o máximo. Se ele jogar sempre assim, nunca vou criticar a atuação no geral, (MAS AQUELE GOL ELE QUE PERDEU, NÃO FOI O GATITO QUE PEGOU NÃO, PUTA MERDA QUE MONGOLOIDE KKKKK), mas sempre vou querer ele fora do flamengo. Estando ali, vai jogar em momento ou em outro.

      • silasT

        Ele perdeu dois, o segundo que foi mais demérito dele msm.

        • Ruan Pedro

          O outro não perdeu, o gatito pegou, é bom goleiro aquele fdp

          • silasT

            Poderíamos contrata-lo ia ser uma excelente opção.

          • silasT

            Para vc quais os melhores goleiros até aqui do Br-2016?

          • Ruan Pedro

            Vanderlei, Wilson..

          • Ruan Pedro

            O figueira acabou de empatar o jogo contra o Flu kkkkk

            Esse time de SC só tá me dando alegria, pqp

          • silasT

            Bom pq o fluminense tava crescendo, não seria bom mais um no bolo ( Palmeiras/Fla/A-MG/Grêmio) Santos e Corinthians (ainda bem) perderam força!

          • Ruan Pedro

            Magno Alves fez mais um.. mierda

    • Douglas Galvão

      silas T, a explicação vem da etmologia da palavra inglesa, FOOTBALL, que quer dizer “a ação de tocar a bola com o pé”, ou “pé na bola”, e tambem se traduz por “chutar a bola”.
      Como já notamos que o GABRIEL tem um “chutinho de criança”, isso quer dizer que ele não é um bom e efetivo jogador de futebol, pois, “não sabe chutar certo e com força na bola” que é o requisito principal pra ser um bom jogador de futebol.

    • Ltom Macêdo

      Nessa partida ele foi razoavelmente bem.

      Tem um pouco de perseguição (até justa) e com o time precisando fazer 3 gols ele não pode perder duas chances claras daquela. Daí a nota baixa nesse jogo.

      Com essa partida ele deve ter completado sua décima partida razoável com a camisa do Flamengo em 3 anos.

      Talvez seja por isso.

    • Nick Sousa

      Gabriel vai fazer o segundo gol contra a ponte

  • Marcilio Pacheco

    Contra fatos não há argumentos. Se fosse para levar em conta o passado de alguns jogadores como o M.A. , o Damião não seria nem contratado. O problema é que o Zé tá colocando jogadores que já descartamos, mas que estão cumprindo a função que ele está pedindo, e estamos ganhando. Quem apostaria no Andrade em 2009? O Telê cortou o Renato, perdeu a Copa mas é lembrado como um super treinador. Cada tecniço tem sua preferênciasenha assim como nós. Se está dando certo, porque não apoiar? SRN

    • Douglas Galvão

      Marcilio, acreditas mesmo nisso que você escreveu: ” O problema é que o Zé tá colocando jogadores que já descartamos, mas que estão cumprindo a função que ele está pedindo, e estamos ganhando”???????

      • Ruan Pedro

        Só você que lunático cara.

        Alias, viu o que aconteceu com o seu jogador, o tal do MINA no jogo contra o Brasil?

        Será que voce não tá errado, tipo, SEMPRE?

        • Douglas Galvão

          Ruan é com prazer e alegria que vejo que você se importa com o que eu penso e responde com a sua opinião muitas vezes diferente da minha.
          Obrigado por isso!

          Aquele abraço

          • Ruan Pedro

            De nada, mas e o MINA, não era “o cara” pro Flamengo?

          • Douglas Galvão

            O Arturo MINA é um excelente zagueiro!
            Qualquer zagueiro que ficar no mano a mano, sem cobertura, com o GABRIEL JESUS, NEYMAR JR, MESSI, SUAREZ etc. é driblado, principalmente se o atacante vem com a bola e em velocidade!
            Pra sua informação ele agora é jogador do RIVER PLATE e o mais importante da seleção do seu país e, atualmente o FLAMENGO não teria condições de contratá-lo, pois o mesmo está supervalorizado!

          • Ruan Pedro

            Graças a Deus!

            Vaz mandou um abraço pra ele, vlw!

    • Adriano Furlaneto

      Telê cortou Renato e Leandro. Em 82 ele colocou em campo o Serginho e deixou o Dinamite no banco… Sem falar que o Reinaldo nem foi à Copa.

  • Douglas Galvão

    Allan Garcia, concordo contigo totalmente quando afirmas no texto da coluna:

    “Impossível nesse momento conseguir afirmar que o Flamengo será campeão Brasileirão e Sul-Americano, mas o elenco é bom e cheio de peças que oferecem variáveis interessantes durante as partidas”.
    Mas quanto as outras afirmações, tenho as minhas dúvidas!

    Aquele abraço

    • Garcia Garcia

      Boa noite Douglas!

      Agradeço a sua participação e por favor fique a vontade para colocar seu ponto de vista. Sempre será muito bem vindo !!!!

      A contradição de opiniões e análises enriquecerá esse grande debate / conflito.

      SRN.

      • Douglas Galvão

        Valeu, Garcia!
        Tenho essa mesma opinião sua!

  • Ltom Macêdo

    O ZR ainda não pegou um momento realmente conturbado e isso é mérito dele!

    Estou curioso pra saber agora como ele vai administrar o ego do Guerrero quando este for barrado (merecidamente diga-se de passagem). Com o PV ele falhou e o goleiro estava tentando a qualquer custo mudar de time.

    O momento é favorável e é mais fácil colocar jogadores desacreditados no banco. Até o Mancuello que merecia a titularidade , é um cara humilde e não reclama.

    Com a melhora do time espero que o ZR segure o ego dos jogadores.

    • Garcia Garcia

      Boa noite Ltom!

      Também sempre considerei esse o maior desafio para um jovem e promissor técnico mas até agora ele também me surpreendeu nesse quesito.

      Verdade que só o futuro nos possibilitará chegarmos as conclusões finais.

      Vamos que vamos e que venham os próximos jogos.

      SRN

    • Nick Sousa

      OQ o Damião jogou contra o figueira não serve pra barrar o Guerrero

      • Ltom Macêdo

        Pow nick… nem acho o Guerrero ruim… mas um Centro-avante que faz 4 gols em um turno do campeonato brasileiro, o time brigando lá na frente com certeza não está bem.

        Fora que se formos pegar o aproveitamento com ele e sem ele (já que os elogios ao ZR são pelos resultados acho justo fazer isso), tenho pra mim que o aproveitamento sem ele será maior.

        Fora que com o Damião em campo o time fez 8 gols em três jogos. A média com o Guerrero é bem mais baixa!

        Não tenho nada contra o peruano, mas ele não é homem gol e duvido que o ZR mude seu esquema!

        • Ruan Pedro

          Tragam um prêmio para esse rapaz, eu pago

      • Yan Balduino

        Ah, é sim. Não jogou bem, mas o Guerrero não joga NADA, mas continua titular. Jogador caro que vive de lampejos e só rende em uma situação muito específica. Perde muitos gols quando tem chance, é lento, só faz falta nos zagueiros e toma cartões.

  • Adriano Gomes

    Não concordo dizer que o Muricy foi mal. Só de ter que aguentar Wallace e César Martins na zaga já é um herói. Kkkkk

    • Ltom Macêdo

      Que é isso Adriano. Ele não foi mal. Foi péssimo kkkkk.

      • Tucano

        Simplesmente ele atrapalhou o flamengo por cinco meses, o tal do Muricy.

        • Adriano Gomes

          Pode ser. Kkkk

          Algumas considerações

          Qual era o padrão de jogo do Flamengo nos últimos anos?

          Qual o tempo necessário para amadurecimento para um novo padrão de jogo é definitivo? Pois antes o padrão mudava conforme o treinador. Saiu Muricy e o Zé Ricardo continuou e aperfeiçou.

          Quais os jogadores que o Muricy tinha a sua disposição até maio (sua saída, salvo engano)?

          Após sua saída quais jogadores chegaram para o Zé Ricardo trabalhar?

          Como era o CT quando Muricy começou e deixou o flamengo e agora com Zé Ricardo?

          É justo comparar os jogadores atuais com o que o Muricy tinha na época da sua saída?

          É justo comparar uma zaga com PV, Wallace, César Martins e Juan com os atuais Muralha, Juan, Donatti, Rever e Vaz?

          Etc etc etc etc

          Acho a comparação injusto..

          • silasT

            Muricy teve uma Pre-temporada INTEIRA qual a pré-temporada que o Zé teve? Uma viagem e uma explicaçaozinha tática antes do primeiro jogo.

          • Ruan Pedro

            Fora todo aquele discurso de viagens e blablablabla la

          • lanzinho

            Nesse aspecto ele melhorou o trabalho do Murici.

          • Yan Balduino

            Que trabalho? Não pode nem se dizer que o ZR começou do zero. Pegou um bando e transformou num time.

          • Douglas Galvão

            Adriano Gomes, a sua análise está perfeita!

          • Adriano Gomes

            Assim como é injusto trazer outro treinador de “nome” em janeiro para o lugar do Zé Ricardo. Baita treinador o Zé.

            Duas coisas que não concordo que são a titularidade de Márcio Araújo no lugar do Cuellar e a contratação do Fernandinho por 300 mil (se fosse um salário menor entenderia).

            Talvez o Cuellar esteja no banco por ser o reserva imediato do Arão. Márcio Araújo é muito ruim. Só lhe resta correr para ajudar na marcação. Se fosse Zé Ricardo não teríamos Andrade e Adílio mas Márcio Araújo e Márcio Araújo 2.

          • silasT

            Acompanhei os jogos do time enquanto o Cuellar era primeiro volante: Saída mt boa mas na marcação deixa a desejar, a melhor opção é:
            CuellarxArão
            RonaldoxMA

          • Yan Balduino

            Injusta nada!!!!! Seis meses!!! Seis meses!!! E o time era um bando. Não tinha ataque nem defesa. Chegaram Rever, Vaz, Doantti, Diego e Damião. Donatti, Diego e Damião estrearam recentemente. Rever e Vaz são dois zagueiros comuns. Juan estava bem no primeiro semestre. E nas primeiras partidas antes dos reforços vc já via evolução.

            O esquema não é o mesmo. Muricy era 4-3-3 e com o ZR 4-2-3-1.

            Muricy teve seis meses pré-temporada e tudo o que conseguiu foi fazer o Flamengo ser humilhado em três competições: Carioca (contra times FRAQUÍSSIMOS), Primeira Liga (perdemos para o CAP que estava penando em seu estadual) e o pior, Copa do BR. Pior campanha da história do clube. (3 derrotas e uma vitória contra os poderosos Confiança e Fortaleza).

            Vc diz que o problema era levar muitos gols? O time tinha um péssimo ataque e péssimo sistema defensivo. E a escalação do Muricy, peça por peça é superior ao do Zé, que mesmo com perebas ou jogadores bastantes criticados fez esse time jogar desde o início. Não é só zagueiro. O sistema defensivo é melhor, os jogadores agora correm e veja quantos deles subiram de produção com o ZR.

            Zé Ricardo pegou o mesmo elenco e transformou nun time. Nós já tínhamos um bom elenco com o Muricy. Muitos exaltando as contratações no início do ano. Essa desculpa que vocês dão que o elenco não é o mesmo é ridícula. Parece que o Zé só conseguiu fazer o time jogar com as contratações de Messi, CR7 e Neymar. Foram contratações muito contestadas. As duas unânimes são Donatti e Diego, sendo que Donatti nem é titular e Diego só tá jogando agora. Piada…

          • Ltom Macêdo

            Uma coisa é ter zagueiro comuns, outra coisa é ter Walace e Cesar Martins (Saudações grande goleiro!)

          • Yan Balduino

            Dois zagueiros medianos. Acontece é que estavam com imagem desgastada no clube. Ainda assim, o time tinha um péssimo sistema defensivo. O ofensivo era muito previsível, não funcionava contra times retrancados. E o ZR tem tirado leite de pedra de muitos jogadores que a maioria aqui, inclusive eu, imaginava não ter solução. Portanto a crítica é justa sim.

          • Ltom Macêdo

            Mediano… você está sendo bem generoso com ambos.

            Se eles são medianos o Rever é quase um Baresi!! kkkk

          • Yan Balduino

            Rever tem melhor rodagem, mas Wallace foi bem em 2013/2014. Caiu bastante em 2015 e em 2016 já não era mais sustentável a sua permanência. Mas foi para o Grêmio e estava se dando bem lá até um tempo atrás se eu n me engano. Quanto ao Cesar Mantins deve ter tido um bom momento na carreira. Mas só o futebol dele no Flamengo. E foi péssimo. Pior que o pior momento do Wallace. Mas repito, a zaga não era o problema central, mas sim o sistema defensivo. E nem assim o time sofria muitos gols. Criava pouco, só jogava pela direita. Passava sufoco para ganhar (quando ganhava) dos fraquíssimos times do carioca e copa do BR. Fora o comportamento da equipe quando esteve no comando. Aquilo não era um time. Era um bando.

          • Ednei P. de Melo

            Então porquê um prefere o 4-3-3 e o outro 4-1-4-1, que PARECE a mesma coisa, mas de fato NÃO é? &;-D

        • Tucano

          O Muricy, o Luxa só tem feito mal aos clubes por onde passaram nos últimos trabalhos. Já tinha que ter aposentado há tempos, não se atualizaram e abusaram da.mesmice.

      • Adriano Gomes

        Pode ser. Kkkk

        Algumas considerações

        Qual era o padrão de jogo do Flamengo nos últimos anos?

        Qual o tempo necessário para amadurecimento para um novo padrão de jogo é definitivo? Pois antes o padrão mudava conforme o treinador. Saiu Muricy e o Zé Ricardo continuou e aperfeiçou.

        Quais os jogadores que o Muricy tinha a sua disposição até maio (sua saída, salvo engano)?

        Após sua saída quais jogadores chegaram para o Zé Ricardo trabalhar?

        Como era o CT quando Muricy começou e deixou o flamengo e agora com Zé Ricardo?

        É justo comparar os jogadores atuais com o que o Muricy tinha na época da sua saída?

        É justo comparar uma zaga com PV, Wallace, César Martins e Juan com os atuais Muralha, Juan, Donatti, Rever e Vaz?

        Etc etc etc etc

        Acho a comparação injusto.

        • silasT

          O Muricy n deixou esquema tático nenhum!, era uma zona sem proteção a zaga. O Ricardo usou o mesmo esquema desde a copinha. O Ze que vence com:
          M.Araújo
          Gabriel
          Para
          Cirino
          Fernandinho
          Em campo!
          E o Muricy perde com:
          Mancuello
          Cuellar
          A.patrick
          Rodinei
          Em campo!
          E você ainda quer defender o Muricy?

          • Nick Sousa

            kk boa

          • Adriano Gomes

            Leia

          • Adriano Gomes

            Esqueceu de mencionar a zaga com Zé Ricardo é Muralha, Rever e Vaz e com Muricy era PV, Wallace e César Martins.

            O problema não era fazer gols e sim estavam levando muitos gols.

            Quantas falhas pessoais tiveram Rever e Vaz e Wallace e César Martins?

            Desculpe não justifica. O time com Zé Ricardo é um e Muricy é outro.

            São situações totalmente diferentes. O flamengo nunca teve padrão de jogo até chegar o Muricy. Depois com sua saída o Zé Ricardo aperfeiçou juntamente com a qualidade técnica dos jogadores está parecendo agora o resultado.

            Não estou tiranos méritos do Zé Ricardo mas acho injusto a comparação.

            Comparar uma Ferrari com um Fiat 147 é injusto..

          • Adriano Gomes

            Esqueceu se mencionar a zaga com Zé Ricardo é Muralha, Rever e Vaz e com Muricy era PV, Wallace e César Martins.

            O problema não era fazer gols e sim estavam levando muitos gols.

            Quantas falhas pessoal tem Rever e Vaz e Wallace e César Martins?

            Desculpe não justifica. O time com Zé Ricardo é um e Muricy é outro.

            São situações totalmente diferentes.

          • silasT

            De fato, se o Muricy estivesse com essa zaga estaríamos na liderança ne?

          • silasT

            O msm Ze pos o MA Cirino e Para! Situações diferentes é uma coisa o Ze soube trabalhar com suas peças diferente do Muricy.

          • Ednei P. de Melo

            Engraçado como arrumam justificativas para não aceitar o Márcio Araújo e cia. como titular: Muricy não soube organizar, a zaga era ruim, o Arão é que passou a marcar, o time fechou com o Márcio… e o neguinho está lá firme e forte! &;-D

        • Rafael Mengão

          Impressão minha ou vc tá defendendo o Burricy?

          • Adriano Gomes

            Claro que não. Só acho que não podem comparar o trabalho entre os dois pq um teve jogadores e estrutura melhor do que o outro.
            Claro que o Zé Ricardo é ótimo treinador. Flamengo tem um treinador para muitos anos. Baita treinador. Interessante as táticas do Zé Ricardo mas de nada adiantaria se não tivesse jogadores com qualidade para executar da forma que ele planejou.

          • Rafael Mengão

            Baita treinador o ZR ainda não é , pois está começando a carreira e não pode ser colocado nesse patamar.ate por q o time dele não apresenta absolutamente nada , do Futebol atual.

          • Adriano Gomes

            Sim. Verdade. Exagerei.

            Mas se pensarmos no Caio júnior, Cristóvão, Celso Roth … Zé é baita treinador. Kkkk

            A verdade é que só tem um treinador no mundo que pode ser chamado de baita treinador: Guardiola.

          • Ruan Pedro

            Não apresenta mesmo.

            Ele só deixou o time regular, apresenta resultados, compactação, ótimo visitante.. inadmissível fazer só isso.

            Ele tem que fazer mais gols e parar de tomar gol, fora Zé Ricardo

          • Rafael Mengão

            Eita cara chato da porr@ , eu gosto de mulher já te disse.

          • Ruan Pedro

            Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Ruan Pedro

            Torço para isso. Criar uma identidade no Flamengo, ter sequência de trabalho duradoura. Espero que a diretoria o mantenha, pois qualidade tem de sobra. Com pré temporada, matéria prima pra fortalecer as ideiaS de jogo, a tendência é que tenhamos uma constância na libertadores e briga por títulos, além de um atrativo a mais para bons jogadores (volt Felipe Melo, nunca te pedi nada)

        • lanzinho

          Concordo Adriano! Parte do sucesso d Zé são consequências das exigências do Murici.

          • Yan Balduino

            Fernandinho, Chiquinho, permanência de MA, Cirino etc que o digam.

          • Ruan Pedro

            Tá amarrado!

          • Ruan Pedro

            SP queria o Cirino. Fiz evento no face pra comemorar a futura saída maS tive que cancelar, Muricy disse que ia recupera-lo

          • Yan Balduino

            E eu ainda acreditei que ele iria. Nunca fui tão iludido…

          • silasT

            Os méritos de o Ze fazer o time jogar são unicamente dele!. Uma coisa é dizer que o elenco melhorou a outra é esquecer de dizer que tínhamos um bom elenco antes dos reforços do meio do ano e era obrigação do Muricy fazer Resultados melhores.

          • Ruan Pedro

            Carioca.. primeira liga….

        • Ltom Macêdo

          kkkkkkkk

          Gostos dos seus comentários. Você não é radical. Inclusive já defendi o Muricy em relação a isso. Não acho que o ZR e o MA tem esse mérito todo de arrumar a defesa, já que ele ganhou os jogadores necessários pra isso. Mas convenhamos que o que o Muricy fez não foi um bom trabalho.

          Onde eu acho que o Muricy errou? No gerenciamento fora de campo.

          Falta de rodízio dos jogadores. Tudo bem que não podíamos só jogar com os reservas no carioca. Mas poderia ter tido um rodízio e os moleques terem entrado e terem sido testados. Além disso quando ele resolveu fazer o rodízio foi logo na semifinal da Primeira Liga. Ninguém entendeu nada.

          Outra coisa foi no setor de contratação. Tínhamos um orçamento e ele resolveu prejudicar renovando com o Sheik (Salário altíssimo) e MA, impedindo que o Cirino fosse vendido, pedindo o Fernandinho e chiquinho.

          Nesses dois últimos tópicos acho que ele realmente foi péssimo.

          Em campo não teve tempo, embora nunca tenha gostado da forma como os times dele jogam, mesmo os campeões.

          SRN

          • Adriano Gomes

            Não sou radical. Acho que temos que analisar tudo o que aconteceu antes de criticar alguém ou alguma coisa. Flamengo nunca teve padrão de jogo com outro treinadores mesmo com a diretoria atual.

            Tb acho injusto comparar o trabalho de Zé Ricardo pelos jogadores que tem e o que o Muricy tinha em maio (quando saiu). Ele sempre pediu um ZAGUEIRO pelo menos.

            Muricy junto com a equipe técnica do Flamengo trouxeram Muralha, Rodinei, Mancuello, Cuellar, Arão, promoveu estréia de Leo Duarte etc. Todos utilizados hoje pelo Zé Ricardo e todos dando bons resultados em campo, exceto os juniores que estão sendo preparados mais para o futuro.

            Tb acho injusto trazer um novo treinador de “nome” agora em 2017 quando ele aperfeiçou o padrão de jogo, recebeu jogadores com qualidade e que o Flamengo vai trazer mais para 2017.

            Zé Ricardo está mostrando sua competência pq está conseguindo dar resultado pelos jogadores que recebeu. Não adianta receber bons jogadores e não ter resultado. Por isso que acho que está sendo competente.

  • Nick Sousa

    Não importa se a escalação está certa ou errada, oq importa é que o Flamengo está dando certo com o ZÉ

  • Nick Sousa

    Podem não gostar do zé, mas criticar não dá mais #zéricardomelhorquecuca

    • Rafael Mengão

      Gostei do senso de humor

  • Gracilio Kondo Raposo

    É inegável que o Zé Ricardo tem feito um bom para excelente trabalho. Tem tido muito mais acertos do que erros e sabemos que nós temos mais lembranças para os erros do que acertos, temos mais facilidade de julgar o errado.
    O Flamengo vive uma nova perspectiva de entrar no G4 cedo e agora procura se consolidar, fato inédito quando falamos de pontos corridos. Fizemos 40 pontos jogando partidas fora de casa e temos um aproveitamento sem mando de campo sensacional. Isto é de tirar o chapéu e todos como eu vivem a expectativa de termos o Maracanã liberado na reta final.
    Quanto ao esquema, acho que varia-lo nos torna menos previsíveis e com as peças que temos no elenco e com todos entrando bem e ajudando, geramos um ponto de interrogação aos adversários enorme. Lançar dois pontas abertos, traz um valor tático importante com menos investidas dos laterais adversários apesar de tecnicamente ficarmos inferiores pela qualidade individual dos pontas. Isto ainda cansa o adversário em correr atrás dos nossos laterais e de nossos pontas.
    Por outro lado uma formação mais técnica com Mancuello, Diego, Damião e Guerrero leva o adversário naturalmente para seu campo de defesa, pois é muita preocupação pra eles defensivamente e com isto podem abrir mão de serem mais ofensivos e consequentemente, nos criar maiores problemas.
    Temos chance ainda de montar um time mais ofensivo sacando um volante e colocando mais um meia ou atacante, Zé fez isto em algumas partidas. Por outro lado, podemos montar um time mais pegador com Cuellar e Marcio Araujo que foram muito bem contra o Grêmio.
    Cabe agora a nós apoiarmos porque cada jogo será uma decisão e também ao Zé Ricardo mostrar sua capacidade em montar times que variem de acordo com quem enfrentarmos.
    Isto nitidamente já vem sendo gradualmente feito e temos tido sucesso nesta empreitada.
    E nós agradecemos…
    Saudações rubro-negras!!!

    • silasT

      Os velhos treineiros usavam um esquema com os chamados “11 titulares” e com um msm esquema durante todo o campeonato. Hj em dia um treinador que não use 11 e sim 14 jogadores e adaptando a formação ao adversário se destaca.

      • Douglas Galvão

        silas T, pra sua informação o único time no campeonato brasileiro que eu vejo jogar com 14 é o Corinthians!

        • Gracilio Kondo Raposo

          Verdade se contarmos com o apito… Kkkk
          Mas eles com as perdas que tiveram e com o péssimo Cristóvão no comando não devem ir muito longe.

          • silasT

            Sem Elias n os vejo no G4.

          • Gracilio Kondo Raposo

            Questão de tempo. Talvez já aconteça amanhã caso o Gremio vença o Foguinho…
            Mas vamos nos concentrar no Flamengo deixa estes bostas pra lá …

      • Elvis Presley

        Com ele todo mundo joga e isso motiva os jogadores.

        • Gracilio Kondo Raposo

          Isto mesmo, roda o elenco e motiva quem entra a dar o melhor.

          • Elvis Presley

            Quando o Muricy saiu eu fui um dos que pediu a oportunidade ao ZR, e por isso me sinto muito à vontade para critica-lo, quando ele recua o time, por exemplo, ou qdo insiste com um jogador sem muitas qualidades técnicas.
            No entanto ele tem conseguido extrair uma entrega e aplicação tática expressivas com esses jogadores, o que tem que ser reconhecido. Vejamos o Pará, por exemplo, o Vaz, o Éverton, e o próprio Gabriel que falha demais nos chutes, nas investidas de contrataque, mas tem se superado com muita entrega – tinha que treinar e corrigir essas falhas à exaustão.
            Enfim, o time tá encorpado, pegou casca depois dos jogos com o figueira e chape, temos variações de jogo, o que é algo importantíssimo pra essa reta final de campeonato, mas acho importante ter dois caras na contenção, como vc disse, pq não dá pra confiar no crack massaraujo, que pode ser aplicado e tal, mas para mim é o ponto fraco do time. Erra muito e trava a saída de bola – sem contar a minha bronca com um cara que comemorou eliminação.
            Por outro lado, tb acho que passou a hora de se fazer experiências ou adaptações, algo que deveria ter sido feito no primeiro turno.
            Que a mentalidade de entrega e aplicação prevaleça em quem for a campo e seja o suporte para que a técnica seja o diferencial nas paradas mais difíceis daqui em diante, pq Diego, Damião Mancuello e Guerreiro vão aparecer é justamente agora, quando a responsabilidade e a pressão aumentam .
            Tamo junto!

          • Gracilio Kondo Raposo

            Acho que o time já vinha numa crescente, mas oscilava alguns momentos. Nestes últimos jogos oscilou menos, mas trouxe um ingrediente que estava faltando, intensidade e maior raça.
            Marcio Araujo nos dá segurança defensiva, sabe encurtar espaços e cobrir quem apoia. Não é um primor técnico, mas num time repleto de jogadores técnicos e decisivos, precisamos daquele operário e de quem carrega o piano.

          • Ruan Pedro

            Concordo. So acho que ele carrega o piano muito mal. Fica no whatts em vez de carregar a porra do piano logo. As vezes cai com o piano, raspa o piano na parede.

            Mas ele carrega, depois o piano tá carregado.

            Cuellar já é mais eficiente, carrega o piano sem depredar o instrumento, em menor tempo. Mas foda-se, vamo toca um pagode nesse piano no final do ano tomando umas stelas com o Alan Patrick

          • Gracilio Kondo Raposo

            Cuellar não é mais eficiente defensivamente que o Marcio Araujo. É melhor tecnicamente e tem bastante potencial para assumir a titularidade, mas hoje não.
            Acho que no desenrolar dos jogos ele pode assumir, mas hoje sinceramente não.
            Ah, está chato está coisa bota o Cuellar e tira o Marcio, está bom de trocar o disco amigo e apoiar…

          • Ruan Pedro

            Não deixo de apoiar não, campeão. Digo isso toda semana aqui.

            Não concordo com Gabriel, Márcio.. mas eles tão ali cumprindo bem. Eu recuaria um jogador mais inteligente e técnico e faria dele um melhor marcador, do que fazer o contrário com o messi Black.

            Como eu disse, foda-se, confio no ZR, vamos levar esse caneco nem que seja com gols de bicicleta do Gabriel

          • Elvis Presley

            Acho que o Cuellar dá muito bote de primeira, tem que ser mais malandro. Mulek novo, tem que aprender isso lá com os zagueiros. Enquanto o caramujo é muito fair play, deixa o adversário dominar, ler o jornal, pensar onde vai tocar a bola ou carrega-la. Não pode. Tem que chegar mais junto, dar uma prensa no tornozelo de leve, se for preciso, sem deixar o juiz ver, é claro e tampouco deixar o cara se sentir à vontade, forçando-o a soltar de primeira para induzi-lo ao erro. Por exemplo achei que aquele kempes da chape jogou solto demais flutuando ali na frente da defesa do Fla e era pro crack chegar no encalço dele.

          • Elvis Presley

            KKKKKKKKKK “As vezes cai com o piano, raspa o piano na parede.” Essa foi impagável! Boa analogia.

          • Ruan Pedro

            Kkkkkkkkkkk o parceiro ali não entendeu a brincadeira kkkkkkk obrigado por salvar a piada Elvis

          • Ednei P. de Melo

            “pq não dá pra confiar no crack massaraujo” — Tava demorando… &;-D

          • Elvis Presley

            KKKKKK pow, Ednei, meu caro, sei que vc é um defensor do cara, mas entenda que eu ainda não me convenci, embora ache temerário, como disse, fazer experiências a essa altura do campeonato.
            Não consigo sentir aquela segurança tipo “tá tranquilo, o caramujo garante a proteção à zaga”, mas ele faz aquele jogo de segurança, não é metido a craque – como de vez em quando rola com o Vaz. Pq ele sabe que ele é só um operario crack. Kkk

          • Ednei P. de Melo

            Tem razão. Concordo que NENHUM jogador deverá ser titular absoluto, assim também como concordo que a proteção à zaga dele NÃO é tão eficiente quanto a do Cuellar (a qual requer jogadores fortes, de pegada e agressivos). No entanto, acho injusto IGNORAREM todas as suas contribuições somente por ser um jogador que tem as suas limitações.

            Se o Cuellar e o Mancuello fossem tão criticados quanto o Márcio, também faria questão de defendê-los… &;-D

          • Elvis Presley

            Mas vc reparou que desde o jogo contra o grémio o ZR recuou mais o segundo volante dando mais proteção e consistência à zaga e ao próprio caramujo, que já não fica tão sobrecarregado, jogando quase lado a lado com cuellar ou Arão?

          • Ednei P. de Melo

            Exato! &;-D

      • Gracilio Kondo Raposo

        Importante é rodar o elenco e jogar com formações variantes de acordo com o adversário. Cuellar e Marcio poderiam formar uma linha de mais pegada quando atuamos fora de casa. Um volante poderia ser sacado quando jogarmos em casa contra adversários mais fracos ou dentro de circustância dos jogos. Lembrem-se ainda temos o Ederson que vinha muito bem e na crescente e tem bastante disciplina tática e é técnico.

    • Elvis Presley

      Concordo inteiramente.

      • Gracilio Kondo Raposo

        Falou tudo!!

      • Maskara

        Fanfarrão … lembro bem que vc e mais outros papagaios aqui da coluna criticavam o tempo todo o Zé Ricardo. Cria vergonha, rapa…

    • Ltom Macêdo

      Rodar o elenco me agrada, o que não me agrada são nossos pontas e o MA titular indicutível.

      Mas estamos vencendo e é isso que importa!

  • Rafael Mengão

    ZR vem fazendo um trabalho melhor do que o do Muricy(bem melhor) , mas agora dizer que ZR e um estratégia , que ZR e aquilo que ZR e um técnico promissor q é um técnico moderno e blá blá blá….e lenda, o time do ZR joga um Futebol eficiente , se colocasse o ZR pra treinar o Mogi mirim no campeonato paulista com jogadores medíocres ele não conseguiria fazer nada.Diferente do Fernando Diniz(esse sim) que é um técnico moderno e promissor.

    • Ruan Pedro

      Seu Vasco perdeu cara, como você tá se sentindo?

      • Rafael Mengão

        Ruan Ruan , eu já te disse que eu gosto de mulher

        • Yan Balduino

          Vc disse que prefere o Jorginho. A torcida do seu time está furiosa com ele por ser “paneleiro”. E é claro, por estar há seis partidas sem vencer jogando mal pra caralho. É por isso que vc vem aqui dar esses chiliques?

          • Ruan Pedro

            Além do time ser ruim, os torcedores são burros pqp..

            Jorginho e o melhor que eles tem em anos

          • Rafael Mengão

            Pronto outra Ricardete me perseguindo

          • Ruan Pedro

            Kkkkkkkkkkkk calma cara, tu é brother.

            Todos sabemos que você não sabe nada de futebol nem de Flamengo, mas o importante é ter saúde

          • Rafael Mengão

            Kkkkkkk sei não , qm tá dizendo isso é um torcedor do poderoso Bahia kkkkkkk

          • Ruan Pedro

            Vamo baheeeeaaaaaaaa

          • Elvis Presley

            Vc mora na Bahia, Ruan?

          • Ruan Pedro

            Não kkkkkk tô zuando o campeão aí, como sempre

          • Ruan Pedro

            Uai, não entendi kkkkkkkkk o que tem a ver não morar no RJ? Sou uma pessoa pior? Kkkkkkkk

            Fui algumas várias vezes, a última foi na estreia do Guerrero. E voce, qual último jogo do Vasco que você viu? Tem ido são Januário?

          • Yan Balduino

            Kkkkkkkkk. Admita que o seu problema é com o ZR e não com o time. Ganhamos bem do Grêmio. Crítica. Ganhamos bem da Chape. Crítica. Ganhamos bem do Figueira. Crítica. Aí fizemos aqulea partida bosta com o time reserva contra o Figueira e vc diz que o time é esses aí mesmo.

            Cara, dá pra vc ser um pouco menos ranzinza? Por que critica tanto a maneira que o tiem joga? Quem aqui diz que ele é o técnico moderno? Há muito tempo não sinto com frequência emoção ao assistir os jogos, os jogadores jogarem com raça e dominar os adversários. Vc quer um time que hoje o Flamengo não é. E provavelmente não será nesse ano. Primeiro ano do Zé Ricardo como profissional. Pegou um time que poderia brigar por rebaixamento (não tenho dúvidas disso) e fez esse time brigar pelo título. Transformou um bando num time de fato. É claro que não pode ser considerado um ‘grande’ treinador. Mas faz um bom trabalho. Se for campeão jogando assim, vai reclamar porque o foi dessa maneira?

          • Ruan Pedro

            tragam dois troféus para esse garoto pro caso dele perder o primeiro

          • Yan Balduino

            Kkkkkkkkkk

          • Rafael Mengão

            Ue , tem Gnt que fica endeusando o ZR como se ele fosse um pep Guardiola , Sendo que o Time dele não apresenta absolutamente nada do Futebol atual , ZR faz um trabalho melhor do que o Do Muricy , mas ainda é pouco , basta vc vê a maneira que o Time joga , por isso eu gostaria de vê um Fernando Diniz de treinador do Flamengo.

          • Ruan Pedro

            Você torce pro oeste?

          • Rafael Mengão

            Ricadetes são chatas mesmo kkkkkk perda de tempo discutir com Ricadetes vlw

          • Zidane

            Acho que o zé ricardo comeu o rafael mengão a força

          • Ruan Pedro

            Kkkkkkkkkkk

            Por isso que ele tá falando toda hora que gosta de mulher

          • Rafael Mengão

            Acho que eles comeu vc , que ta smp defendendo o treineiro , isso é estranho

          • Yan Balduino

            Ele nunca treinou em time grande. Não sei como se sairia. É uma aposta. Mas desde que o Zé Ricardo assumiu não vi nenhuma boa opção para técnico melhor do que ele. Vc fica batendo nessa tecla como se a solução fosse demitir o Zé amanhã e trazer o Diniz.

            Eu prometi que não iria cobrar muito do Zé Ricardo por ele ter pegado uma terra arrasada, depois de um péssimo trabalho de um técnico medalhão. Depois de arrumar a casa e fazer o time brigar na parte de cima da tabela, a meta que estabeleço é a libertadores. Seria um desastre não se classificar. Quanto a sua permanência, depende do seu desempenho até o final do ano. E também teríamos que nos livrar de peças inúteis desse ano e contratar dois bons pontas, fora contratações em outras posições carentes. Com pré-temporada acredito que ele poderia desenvolver um melhor trabalho.

            Quanto à maneira como o time joga, sinceramente vejo algumas triangulações sim. O time também cria muitas oportunidades, mas não aproveita pra matar o jogo e toma sufoco depois.

            Se por um lado não fazemos muitos gols de jogadas trabalhadas, me diz quantos gols de jogadas trabalhadas nós levamos? E olha que enfrentamos todos os times do campeonato, inclusive os que possuem bom time e bom técnico, como Palmeiras e Atlético. E sobre os chuveirinhos, eles começaram a aparecer no jogo contra o CAP, mas têm diminuído.

          • Rafael Mengão

            Não precisa comprar nenhum ponta , Tem o Thiago Santos e tem o Adryan que tbm joga nessa posição , só que o nosso técnico não escala eles , por q pra ele defender e mais importante do que atacar.

          • Yan Balduino

            Eu não sei se eles dariam conta. Vi eles jogando tão pouco que não consigo avaliá-los. Essa é uma das críticas que eu faço em relação ao ZR. Cirino jogou (e muito mal) todas as 15 primeiras partidas do campeonato. Fernandinho fez várias partidas bostas e ele continuou colocando esse esterco. Custa colocar o Adryan e o Thiago Santos de titular pelo menos pra testar? Coloca o Cirino. Foi ‘n’ partidas mal? Próximo. Gabriel. Foi ‘n’ partidas mal? Thiago, Adryan, Fernanlixo etc. Usa o elenco e não o mesmo jogador que não está dando certo.

            Mas ao contrário de muitos, gosto do 4-2-3-1. Inclusive, não acho que o Gabriel tenha do jogado tão mal nesses últimos três jogos. Eu acho ele melhor que o Cirino e o Fernandinho. Já que infelizmente o Adryan e o Thiago não têm chances, vai Gabriel mesmo. Éverton pra mim é o melhor deles, só é irregular. Gostei da postura do time contra o Grêmio principalmente no 1º tempo. Os pontas não jogaram mal. Contra a Chape, achei que por o time ter recuado demais e jogando com o cone do Guerrero, os pontas foram inúteis, mas não achei eles mal no jogo também. No último jogo achei que o Éverton jogou bem e o Gabriel foi útil em algumas jogadas. O primeiro gol que perdeu foi mérito do goleiro e o segundo foi demérito dele. Mas vi o pessoal massacrando ele aqui, até pior do que quando o Cirino ou o Fernandinho jogam.

          • Andrei

            Não escala eles porque o Zé Ricardo ve eles treinando todos os dias e provavelmente não estão se saindo melhor q os outros.

          • Rafael Mengão

            Kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk esse papo e antigo , Então pelo jeito Mancuello tá no banco por q tá pior do que CIRINO , Gabriel …ele não escala os melhores por q ele fica preso a funções táticas , e não tem ousadia

          • Andrei

            Meu comentário foi em relação aos dois jogadores que você citou. Não seja ignorante se não for pedir demais pra vc!

          • Rafael Mengão

            Tá ofendidinho só por q eu dei risada no meu comentário ? e repito ZR prefere os perebas , por q fica preso a funções táticas , e pra ele defender e mais importante do que atacar.

          • Andrei

            Não sou tão criança assim para ficar ofendido com essas coisas, quando falei ignorante é por todos os seus comentários, mostra como vc é, intransigente, pessoa desagradável para conversar em uma mesa de bar….da até ânsia de vomito…

          • Rafael Mengão

            primeiro de tudo vc não deve julgar uma pessoa que vc ao menos conhece , só pelos comentários aqui. Segundo coisa eu escrevo o que penso não o que querem ler , diferentes de muitos aqui que faz um dos discursinho politicamente correto , e não fazem nenhuma crítica. terceiro vou continuar fazendo críticas ao ZR , até no dia que ele toma vergonha na cara e deixar de ser medroso , vlw

          • Andrei

            Será que o Pep Guardiola conseguiria treinar o Mogi Mirim?

          • Weber RC

            Nossa só defeca pela boca.

          • Maycon

            BBBBBBBBBBBBB

        • Ruan Pedro

          É a terceira vez que você diz só hoje.. mas ok.

          Será que vocês não sobem pra série A ano que vem?

    • Ednei P. de Melo

      Tem gente que NÃO dá o braço à torcer… &;-D

      • Rafael Mengão

        quando o time dele jogar um Futebol de vdd , eu venho aqui e dou o braço a torcer

        • Ruan Pedro

          Aí eu paro de te encher o saco, a gente só te da moral por que você só fala baboseira, quando tu disser algo que faz sentido, eu nem comento

  • Zidane

    Tem gente por aqui que nao admite que o flamengo está bem

    • Ruan Pedro

      Até citaria o Rafael Vascão, mas acho injusto apontar alguém diretamente

      • Yan Balduino

        Seria uma injustiça apontar o Léo Faria ou Fernando também né?

  • Talles

    Pessoal eu analisando os replays de jogos do fla percebi que o o 433 não existe mais o fla ataca e defende no 4-1-4-1 Ex

    Muralha

    Para. Rever. Vaz. Jorge
    Araujo
    Gabriel. Diego. Arao. Gabriel
    Damião

    Percebi isso nosjogos contra gremio chape figueira e etc independente dos jogadores em campo

    • Nick Sousa

      Pelo amor de Deus não escala o time com dois Gabriéis um já está bom kkkkkk

      • Marcilio Pacheco

        Kkkkkk

  • Nathan Panitz

    Cirino, Massaraújo,Zé Ricardo? Nunca critiquei kkkk

    • Nick Sousa

      Fernandinho? Quando ele entrou todos sabiam que viria coisa boa kkk

  • Nick Sousa

    E o pior é que quando começar o jogo contra a ponte preta e virem o Mancuello no banco vão começar a cornetar de novo

  • Nick Sousa

    Incrível que tem um cara aqui que diz que o Fla está bem só pela qualidade dos jogadores, e não do técnico, e este mesmo cidadão julga Marcelo Oliveira como um treinador melhor que o Zé, sendo que esse sim é um técnico que monta mal equipes e depende muito das individualidades, é assim no Atlético Mg e era assim no Palmeiras. Na minha opinião o Cruzeiro bicampeão também dependia mais das individualidades do que do coletivo, mas o trabalho foi bom lá, nada mais que isso.

    • silasT

      O próprio Mauro da ESPN diz que esse MO n é tudo isso n.

  • Nick Sousa

    E o cúmulo é o pessoal do resenha coluna do flamengo ( fora o Allan Garcia) fazendo uma análise mega superficial, dizendo que o time devia ter entrado com dois meias para ter mais criatividade, como se fosse simples assim o futebol, quanto mais meias mais criatividade… Sem falar que o Mancu é um jogador de muita técnica mas não é exatamente um meia criativo, mas sim o tão criticado por eles Alan Patrick, que de acordo com o Bruno Petrocelli só sabe prender a bola, e quando o time precisava fazer mais um gol entrou. Era pra ter entrado mesmo. E quando o Fernandinho entrou, bom lembrar que Diego e Alan estavam em campo, se entrasse o Mancu ia ser sopa de gesso, o time perderia muita mobilidade.

  • Dova Import

    O texto é bom, só não entendi o título.

    • Nick Sousa

      40 milhões até vai kkk, mas 45 forçou a barra #somostodosmenosalguns

  • Douglas Galvão

    Allan Garcia, não é a Nação Rubronegra que elogia o Zé, o VSQ(MA) e outros perebas não, são os jornalistas esportivos paulistas que escrevem o tempo todo que o “Zé é o maior treinador do mundo”, o “MA é o jogador mais inteligente e que todos os técnicos gostariam de tê-lo no time”. Tudo isso pra fazer “lavagem cerebral” em rubronegros crianças e adolescentes e nos “desavisados, sem noção” e alguns colunistas que escrevem colunas se baseando e repetindo o que eles escrevem.

    A grande maioria da Nação Rubronegra tem consciência de que o Zé é um treinador em aprendizado, sem experiencia em clubes e jogadores profissionais que está com a sorte de contar atualmente com um elenco de bons jogadores, alguns craques e, que fez uma continuação no trabalho do MURICI.
    Como tambem sabem que o MA e outros jogadores não tem condições pra jogar no FLAMENGO!

    Eles estão como medo que o FLAMENGO se torne o time mais poderoso e vencedor do Brasil, por isso é que fazem essa verdadeira cruzada para tentar “ferrar” e criar “crises” que não existe e, elogiando sem parar jogadores pernas de pau – e os “inocentes”, os inexperientes(como o Zé) e os “sem opinião própria” – VÃO NA ONDA DELES!!!!!!!

    AQUELE ABRAÇO

    • Nick Sousa

      Vc só faz esses comentários pra aparecer, impossível que ache que tudo q vc disse é de fato verdade

      • Douglas Galvão

        Boa tarde, NICK SOUSA!
        Impossível que você não veja isso!!

        • Yan Balduino

          Você tem que ser muito imbecil para acreditar que alguém que o defenda ou defenda o MA é influenciado pela mídia. Agora não ter a mesma opinião que você significa que alguém foi alienado pela mídia?

          Essas últimas notícias foram realmente exageradas. Mas já vi que você não gosta do atual técnico. Ele é inexperiente, pegou um bom elenco, mas um péssimo time deixado por Muricy (eu nem consigo considerar aquilo como um time. Pra mim era um bando). E conseguiu em poucos dias, fazer o que o medalhão Muricy não fez em meses: jogar futebol. Muita gente que não gosta dele disse que só melhorou por causa dos reforços, mas ele já chegou vencendo a Ponte Preta e de virada, quebrando dois tabus. Um que é virar jogos. Em 2015 foram apenas 2 e nesse foram 3 contando com o 3×1 no Figueirense. Outra é que não vencíamos há 11 anos a Ponte lá na casa deles. Em seguida venceu o Vitória, jogamos de igual para igual contra o Palmeiras e perdemos por duas falhas individuais. Jogamos melhor que o Figueirense e perdemos. Enfim, fomos jogando partidas de igual para igual ou dominando a maioria delas. E aquilo que parecia mais um ano sombrio de briga por rebaixamento, se tornou uma chance real título para nós flamenguistas.

          Lógico que ele ainda não é um grande técnico. Afinal, que bagagem ele tem para isso? Mas taticamente vem se mostrando inteligente e um bom gestor de pessoas. Você vê o grupo unido. Como mesmo disseram alguns jogadores que deram entrevistas: o grupo comprou a ideia do treinador. Claro que ele possui falhas. Boa parte delas por ser inexperiente. Ele mantém alguns jogadores que pouco rendem como Cirino, Fernandinho, entre outros. Quanto à MA, acho ele limitado, prefiro o Cuellar a ele, um jogador mais completo, que faz também a função tática que o MA faz, aliada à técnica. Mas essa paranoia que você tem com ele já é demais. Tem muito jogador pior que ele no elenco aí, mas o que mais pega no pé é ele. Chegar a chamar de VSQ (muita gente nem sabe o que você quer dizer com isso) só pra dizer o nome. Fala como se fosse um inútil ou como se todos os erros estivessem limitado ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE a ele. Menos, Douglas, bem menos.

          Por fim, reconhecer os méritos do Zé Ricardo aqui não é ser manipulado ou ser “ricardete” como muitos aqui dizem. Eu reconheço aquilo de bom que ele fez e os seus erros também.

          • Douglas Galvão

            Yan Balduíno, você é de uma incoerência inacreditável.
            Primeiro diz que eu sou “muito imbecil”.
            Depois escreve a sua opinião bem idêntica a minha, nesse caso, então, nós 2 somos “muito imbecis”! A ver abaixo:

            – “Essas últimas notícias foram realmente exageradas”;
            – “Ele é inexperiente, pegou um bom elenco, …….;
            – “Muita gente que não gosta dele disse que só melhorou por causa dos reforços”
            – “Lógico que ele ainda não é um grande técnico”. “Afinal, que bagagem ele tem para isso”?
            – “Como mesmo disseram alguns jogadores que deram entrevistas: o grupo comprou a ideia do treinador. Claro que ele possui falhas. Boa parte delas por ser inexperiente. Ele mantém alguns jogadores que pouco rendem como Cirino, Fernandinho, entre outros. Quanto à MA, acho ele limitado, prefiro o Cuellar a ele, um jogador mais completo…….”
            – “Eu reconheço aquilo de bom que ele fez e os seus erros também”.

            Parece com os comentários que eu faço, mas os textos acima, os parágrafos e as frases são de sua autoria, Yan.
            Finalizando, somos “muito imbecis”, nós dois!!!!!!!

            Aquele abraço

          • Yan Balduino

            Está mostrando mais uma vez a sua imbecilidade, desta vez para interpretar textos. Vou esclarecer para você:

            – Eu disse que você tem que ser muito imbecil PARA ACREDITAR QUE A DEFESA DE ALGUM RUBRO NEGRO AO ZÉ RICARDO OU AO MÁRCIO SEJA POR INFLUÊNCIA DA MÍDIA. Ou seja, você está insinuando que todos que não concordam com você (afinal a análise sobre os dois é um ponto de vista, uma opinião) são alienados, que não tem opinião própria sobre o treinador ou jogador. E não sei de onde você tira que a mídia elogia o Caramujo. O que eu mais vejo é comentaristas questionando o Cuellar no banco e crtiticando o “VSQ”. E quando o Zé Ricardo erra também caem em cima.

            – O resto do meu comentário foi acerca dos seus comentários recentes. Não disse que era um imbecil em todos os seus pontos de vista, embora tenha certos pontos que não concordo nem um pouco com você. Quando você fala por exemplo que o Zé Ricardo não tem nada a ver com a melhora do time. Com o Muricy, nós já tínhamos um bom elenco, mas tínhamos um bando. Para não repetir o que disse, vou copiar aqui o que reconheço de méritos do técnico atual:

            “Ele é inexperiente, pegou um bom elenco, mas um péssimo time deixado por Muricy (eu nem consigo considerar aquilo como um time. Pra mim era um bando). E conseguiu em poucos dias, fazer o que o medalhão Muricy não fez em meses: jogar futebol. Muita gente que não gosta dele disse que só melhorou por causa dos reforços, mas ele já chegou vencendo a Ponte Preta e de virada, quebrando dois tabus. Um que é virar jogos. Em 2015 foram apenas 2 e nesse foram 3 contando com o 3×1 no Figueirense. Outra é que não vencíamos há 11 anos a Ponte lá na casa deles. Em seguida venceu o Vitória, jogamos de igual para igual contra o Palmeiras e perdemos por duas falhas individuais. Jogamos melhor que o Figueirense e perdemos. Enfim, fomos jogando partidas de igual para igual ou dominando a maioria delas. E aquilo que parecia mais um ano sombrio de briga por rebaixamento, se tornou uma chance real título para nós flamenguistas.”

          • Douglas Galvão

            Yan, agora eu vou reproduzir(repetir) apenas uma frase sua:

            “Não disse que era um imbecil em todos os seus pontos de vista, embora tenha certos pontos que não concordo nem um pouco com você”.

            Quer dizer que: “embora tenha certos pontos que não concorda nem um pouco comigo”, “não afirmou que eu era um imbecil em todos os meus pontos de vista”

            – Traduzindo o que você falou: “Em alguns ou muitos pontos de vista você concorda comigo”!

            Isso quer dizer que você se considera “menos imbecil”, quando não concorda comigo e, “mais imbecil” quando concorda comigo ou vice-versa.

            De um jeito ou de outro de ver, você é tão imbecil quanto eu, mais imbecil do que eu, ou menos imbecil do que eu!

            Como você pode notar, depois dessa análise imbecil.

            VOCÊ EM PARTE É IMBECIL, MESMO QUE PRA ISSO EU TAMBEM O SEJA!
            Só não sei quem de nós dois é mais imbecil que o outro por está conversando essas imbecilidades!!!!!!!

            Aquele abraço

          • Yan Balduino

            A única análise imbecil que você fez foi essa da imprensa manipular todos que possuem opinião contrária à sua. Não tem fundamento nenhum.

            Sobre o restante, tem coisas com as quais eu concordo, mas tem outras que não. Por exemplo, concordo que essas notícias que surgiram sobre o Zé Ricardo após a vitória contra o Figueirense vieram em excesso. Se ele por exemplo falha na próxima partida, vão cair em cima dele como já fizeram antes. Não concordo quando diz que o time está bem só por causa do elenco, que o treinador não tem méritos, ou que ele continuou o “trabalho” do Muricy. Ele desconstruiu a merda que ele fez e deu uma cara à esse time. Por isso estamos brigando hoje pelo título.

          • Douglas Galvão

            Yan Balduino, isso é só a minha visão e opinião particulares!
            Você tem a sua e, eu sempre o respeitei até quando me xingas.
            Mas uma pessoa não pode ser taxado de imbecil só porque tem opinião diferente da nossa, não é verdade?

            Eu não consigo perdoar quem é responsável por me dar a tristeza de ver o Meu Querido FLAMENGO, tomar de 4X0 pra um Corinthians ou de 4X2 para um Figueirense numa Copa internacional. Só porque é teimoso(fica escalando jogadores perebas mesmo tendo até craques no elenco a sua disposição, ou fica se gabando dizendo pra todo mundo que vai escalar um time completo de jogadores parados, sem ritmo de jogo e jogadores vindo de lesão – dando uma de “eu sou o cara”, quando ainda não é!).
            Não gosto das escalações que ele faz e, volto a afirmar que – QUEM ESTÁ GANHANDO OS JOGOS SÃO OS JOGADORES EM CAMPO, principalmente os novos contratados, como tambem não gosto de ver os 3 estrangeiros contratados por 25 milhões sendo barrados por perebas.

            Mas, quero lembrar-lhe que isso é só a minha visão e opinião particulares e, você não pode condenar ninguem por ter opinião formada e fundamentada taxando-o de “muito imbecil”.

            Quem tem opinião e visão particular fundamentada não é um imbecil, muito pelo contrário!

            Não sei se me fiz entender, mas é o meu modo de pensar e não quero e nem quis em momento algum, lhe ofender com as minhas palavras.

            Aquele abraço mais uma vez

            P.S.: – Depois que escrevi o comentário anterior a este em que falei muita bobagem, ri demais com as minhas palavras!
            – KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Douglas Galvão

            Boa noite!

          • Yan Balduino

            Não importa o que eu diga, você não vai mudar de opinião mesmo, que assim seja. Só acho que você tem alguma birra com o técnico por ele ser inexperiente. Você cita o jogo contra o Corinthians, mas deve ter visto que dominamos o primeiro tempo e poderíamos ter saído de lá com a vitória pelo que jogamos (há quanto tempo não ganhamos dos gambás ainda mais em São Paulo? Todo ano levamos uma goleada deles). Você também sabe muito bem o que aconteceu naquele jogo. O juiz não expulsa o Fágner, expulsa covardemente o ZR e no segundo tempo o time se perde completamente. O time sentiu e muito a ausência dele. Se fosse só pelos jogadores, o Muricy não tinha feito o que fez. Em termos de escalação, peça por peça, o time do Muricy é melhor, mas em termos de desempenho o do ZR é muito melhor.

            O Zé Ricardo tem muito mais acertos do que erros. Mas você por natureza não gosta dele. Prefere apontar somente os seus erros. Nunca vi um único elogio seu. Há quanto tempo você não vê o Flamengo jogando bem a maioria dos jogos dominando os adversários e jogando com raça? Desde que ele chegou o nosso Flamengo tem jogado dessa forma e o técnico recebe inúmeros elogios do elenco. Isso porque ele se mostrou ser um bom GESTOR DE PESSOAS. Fora o seu conhecimento tático. Dois fatores que acho essenciais em um bom técnico. Você querendo ou não, com esses perebas ele conseguiu dar um padrão no time. Não significa isentá-lo de culpa, mas ao menos reconhecer os seus méritos. Só Deus sabe onde estaríamos com o time escroto que o Muricy montou.

            Ps: Eu não entendi quase nada do que você havia dito naquele seu comentário. Então apenas tentei explicar melhor o que eu havia escrito para ver se você iria finalmente entender.

    • Bart

      Porra, douglas ! Só escreve M*** !! Quando não toma seus trajas pretas fica insuportável.

  • AMRS

    Antes de mais nada não é uma crítica e sim uma observação, pois apoio e considero um excelente trabalho do Zé… Não gosto do futebol do MA, isso é fato.. Mas antes via um pouco d razão sua escalacao pelas partidas razoáveis q ele vinha fazendo..nesse momento enxergo um pouco de incoerência do Zé…devido tanto o MA e o Arao estarem jogando muito abaixo…e o Cuellar nas vezes q entrou mostrou potencial… essa é minha visão de momento… a questão do Mancu.. e tático… mas eu.. to dizendo eu.. o encaixaria em qlqr sistema!

  • Almir Ribeiro

    Zé Ricardo vem fazendo um ótimo trabalho, isso é inegável. Perfeito? Claro que não, mas o time melhorou e vem crescendo a cada jogo, como Zé também. Eu falo por mim: ainda acho Cuellar titular, visto que marca e tem melhor saída de bola, e MA, só marca e nada mais. Pouco para o que o futebol de hoje exige de um jogador.As opções por: Cirino, Gabriel, Chiquinho…não dá. Mancuello já mostrou que joga fácil nesse time, é só dar uma sequência e montar um esquema que o aproveite.
    *Fora as “escolhas” que para mim nem sempre são as melhores, Zé vem fazendo um ótimo trabalho, e torço para que a cada jogo ele evolua junto com o time.

    • Douglas Galvão

      Ótimo é exagero seu, mas ele está aprendendo, ninguem pode negar isso!