Página inicial Colunas Allan Garcia O Flamengo trabalha para ter 2 estádios! Por Claudio Pracownik

O Flamengo trabalha para ter 2 estádios! Por Claudio Pracownik

9686
85
COMPARTILHAR

Hoje buscarei trazer a todos os leitores as principais partes da última entrevista do vice-presidente de finanças do Flamengo Cláudio Pracownik à rádio globo no último dia 4 de setembro.

Finanças Rubro Negra
CP: Estamos no meio do caminho, algo que considero muito perigoso. Encontramos o clube em uma situação muito delicada, assumimos o clube já com uma dívida negativa de R$ 100 milhões, sem considerar os custos fixos mensais para o primeiro ano de atuação. Apesar de todo o trabalho já realizado ainda estamos com o patrimônio líquido negativo. A boa noticia é que o Flamengo hoje é um clube “solvente” ou seja, possui uma receita maior que a dívida. Hoje estamos com 0,9 (dividir o total de receitas pelo total de dívida). Na minha opinião o ideal para o Flamengo e alcançarmos uma solvência na casa de 0,4 / 0,5.

Fatia dos Recursos Televisivos – Mídia TV
CP: Começarei abordando os números de 2015 para posteriormente falarmos de 2016. A participação da TV em 2015 para o Flamengo foi de apenas 36% de todo o faturamento do Flamengo. Se compararmos o Flamengo aos demais clubes Brasileiros, ficamos na 10º posição na dependência das cotas de TV pois possuímos outras receitas que diminuem essa dependência. Reforço que o Flamengo recebe a maior receita de TV do Brasil, recebemos por merecimento, pois geramos um retorno maior de mídia.

Falando de 2016, sabemos que trata-se de um ano muito atípico, esse ano a televisão está com importância maior nas receitas do Flamengo, pois tivemos a renovação, que gera o pagamento de luvas, altamente relevante e também pelo fato de deixarmos a desejar na captação de patrocínios, fato este, em virtude do grave cenário nacional. Esse ano de 2016 essa receita deve está na casa de 45%. Esse ano é a maior entrada de recursos do clube, porém nos demais ano fica muito equilibrado.

Sócio Torcedor
CP: O Flamengo hoje está na casa de 55 mil sócios torcedores, o fato desse número não ser maior é devido a vários fatores. Primeiro por falha nossa, precisamos buscar uma forma de gerar benefícios melhores aos nossos torcedores, isso é fato. Em segundo, a questão do estádio é determinante para o crescimento desse número, o sócio torcedor hoje ajuda sem o Flamengo muito por amor e paixão, pois sabemos que ainda não conseguimos entregar benefícios mais tangíveis. Com um estádio próprio você consegue conceder uma série de benefícios tangíveis aos sócios torcedores que não fica só em descontos na aquisição de ingressos, mas também experiências dentro do estádio, capacidade de explorar lojas, capacidade de realizar promoções e redução significativa do custo de operação proporcionando aos torcedores maior valor agregado e conseqüentemente o crescimento substancial do número de sócios torcedores.

Maracanã
CP: O Flamengo tem totais condições de operar o Maracanã ou qualquer outro estádio. Possuímos “know-how” e equipe para desempenhar muito bem esse trabalho, e afirmo, que já fazemos isso. Quando mandamos jogos em Brasília, operacionalizamos toda a questão da segurança, bilheteria, placas. O Flamengo tem a capacidade de arrendar, alugar e ter um estádio, assim como tem também a capacidade de construir seu próprio estádio, através de parcerias como realizado pelo Palmeiras. Flamengo tem um contrato em vigência até dezembro de 2016, então o estádio e credor junto o concessionário para que possa até dezembro mandar seus jogos no estádio.

Quanto a 2017 nossa vontade é que o Maracanã seja do Flamengo, queremos ter o estádio por completo, para explorarmos estacionamento, buffet, camarote, experiência para os torcedores e explorarmos todas os níveis e públicos. Afirmo, que possuímos total capacidade para tornar isso realidade, o que acontece hoje ao meu ver é a falta de bom senso dos governantes.

Caso o estado resolva conceder a concessão para outro grupo que não seja o Flamengo, saibam que não jogaremos mais nesse estádio, eles que façam o Maracanã virar uma Casa de Show, Campo de Golf ou estádio de Rugby. “Hoje o Flamengo está trabalhando com diversos planos, A, B e C. Nenhuma das possibilidades estão descartadas, o que posso afirmar é que o Flamengo está trabalhando fortemente e ativamente para assumir o Maracanã, não estamos omissos.

Afirmo: Flamengo vai ter o seu estádio! Queremos o Maracanã e estamos lutando para conseguir, mas caso não seja possível já temos conversas avançadas com investidores e terrenos para construção do nosso estádio mas isso requer um pouco mais de tempo, por isso não estamos descartando nenhuma das possibilidades. Estamos analisando também a questão do estádio em Deodoro, e reforço, nada está sendo descartada.

Hoje o Flamengo possui uma diretoria exclusiva trabalhando unicamente para viabilizar a questão do estádio. Isso vai se tornar realidade, só não posso lhe garantir que será a curto ou médio prazo. Está no nosso radar possuirmos 2 estádios, um estádio para jogos menores e o Maracanã para os grandes jogos.

Contratação Guerrero
CP: Quanto ao investimento no Paolo Guerrero posso dizer que esse jogador é um ídolo, mas como dirigente e equação financeira ele é um ativo de mídia, os clubes vivem da sua marca. Tudo que o Guerrero faz ou deixa de fazer rende mídia, ele é o jogador Rubro Negro que mais gera retorno de marca ao Flamengo. Quanto ao retorno técnico ele já trouxe e esperamos que nos traga mais. Guerrero nunca será um goleador como o Romário mas é um atacante de muita raça é que ao meu ver contribuí muito com o time do Flamengo.

Investimento na Base
CP: Ficamos muito tempo sem investir na base, não tínhamos infra estrutura para atrair talentos e confesso que os demais clubes do Rio fizeram um trabalho muito melhor do que o nosso. Não proporcionávamos capacidade de estudo, alimentação, nutrição, acompanhamento pedagógico, psicológico e verdadeiramente tornaram-se raro os craques. Que fique claro que o trabalho de base é um trabalho de longo prazo, hoje o Flamengo é um Clube Formador autorizado, investimos no CT e ao terminarmos o modulo profissional do CT, toda estrutura que atende aos profissionais ficarão sendo utilizadas pela base até o término da construção dos seus módulos. A conquista da Taça São Paulo já pode ser considerado um pouco fruto desse começo de trabalho.

Folha de Pagamento
CP: Flamengo sempre honrará seus compromissos, a folha de pagamento está proporcional as receitas do clube, acabou a era da irresponsabilidade no Flamengo. Começamos investir com aprovação da área de planejamento com objetivo de subirmos de patamar e alavancarmos receita. Aumento de receita, acontece com time, com a conquista de títulos e com estádio. Entendemos que esse momento teríamos condições de antecipar um ano de planejamento, por isso investimos em elenco.

Após tudo que acabo de transcrever acima, me sinto ainda mais honrado em ter nascido Rubro Negro, pois tais declarações reafirmam que o Clube de Regatas Flamengo hoje possui um grupo sólido, responsável e com profundo conhecimento das fortalezas da nossa marca. Tais conhecimentos, certamente nos levarão a negociações vantajosas e um futuro próximo de muitos títulos e conquistas.

Allan Garcia
O Polêmico

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter !

Comente pelo Facebook

  • Nick Sousa

    Ele não diz que o Fla vai ter dois estádios, ou vai ter o gerenciamento do Maracanã ou, se não conseguir, partirá para o estádio próprio. SRN

    • “Está no nosso radar possuirmos 2 estádios, um estádio para jogos menores e o Maracanã para os grandes jogos.”
      SRN

    • Felipe Andrade

      Ele diz sim que caso consigamos o maracanã teremos além mais um para jogos menores. Já no caso de não conseguirmos o Maraca creio que ficaremos só com um mesmo.

    • Boa tarde Nick!

      Ele afirma que o Flamengo terá o seu estádio! E ao longo da entrevista diz estar no Radar a operacionalização de 2 estádios. Um de grande porte para os principais jogos e um estádio menor para jogos do Carioca e de baixo apelo.

      O sonho de consumo do clube seria viabilizar esse menor estádio na Gávea, para mandar esses jogos menores, mas a anos se enfrenta vários motivos políticos para tornar isso realizada.

      SRN.

  • Wagner Alves

    Se um já tá difícil…

    Mas acredito que ano que vêm já teremos um local fixo no Rio, ao que parece não será o new maraca.

  • marcondes Alves

    não aceito esse negocio de jogo pequeno, o fla e muito grande pra pensar assim, tem que saber trabalhar com valores, todo time pensa em jogar contra o fla pra tirar dinheiro e o fla pensa em estadio pequeno, se vai jogar contra o corinthians vai pro maracanã, contra o santa cruz vai pra estadio pequeno, esta errado tem que saber trabalhar com valores e com o seu adversário, tem gente que não vai contra time grande por causa das organizadas, e guarda seu dinheirinho pra ir conta um pequeno e levar sua família. alguém ja viu o real madrid jogar em estadio pequeno contra equipe pequena descartando o benabeu, não ele faz com que o publico compareça a esse jogo, fazendo preços populares.

    • Eduardo Sacramento

      O problema não é um Santa Cruz, mas um Madureira. Quando jogamos o Brasileiro e estamos bem colocados, a torcida lota o estádio constantemente. Mas no Carioca ou quando estamos mal a coisa muda. Real Madrid sempre disputa título. Há outras colocações tb, como horário, sócio torcedores e dia em que joga, por exemplo.

      • marcondes Alves

        então meu amigão, trabalhar pra isso, para não ter mudança de horario, estadio, dia, e etc.

        • Mathew Pinto

          Nossa! Só isso? Muuuuito fácil! Só trabalhar pra isso? Wow! Fulaninho não tem a mínima noção do que é gestão.

          • marcondes Alves

            então vc entende, melhor dois estadio não é isso, duas despesas, muitos diziam que o fla precisava ir pra segundona pra melhorar e o bandeira “trabalhando” provou que não precisa, agora vc acha melhor dois estadio, então fico com a sua gestão.

          • Mathew Pinto

            Caro “dois estádio”, não vou aprofundar discussoes com o sr. por motivos óbvios. SRN

          • marcondes Alves

            então vc não leu a entrevista com o vice. valeu presidente até nunca mais.

          • Elvis Presley

            kkkkkkkkkkkk

    • Rodrigo

      Concordo com você amigo. Esse negócio de estádio pequeno pra jogo pequeno mostra uma mentalidade pequena. Torcedor tem que acabar com essa mania de só ir na boa, quando o time está ganhando. Tem que comparecer independente de quem seja o adversário, pois afinal, até onde sei, nós torcemos para o Flamengo e vamos ao jogo assistir o nosso time jogar e não o adversário. Além disso, tem muito torcedor que não vai aos jogos devido aos altos preços dos ingressos. Ainda tem o fato de que o programa de sócio torcedor é deficiente e não é financeiramente viável a vários torcedores. Com um estádio próprio esses problemas podem ser resolvidos.

  • Felipe Andrade

    Confesso que fiquei triste quando o Tostes saiu, mas essa Diretoria só me enche de orgulho msm e o Pracownik vem tb fazendo um ótimo trabalho. Que continue assim por muitos anos, vamos Flamengo!!

  • Vágner Rondon

    O mais importante: “Caso o estado resolva conceder a concessão para outro grupo que não seja o Flamengo, saibam que não jogaremos mais nesse estádio, eles que façam o Maracanã virar uma Casa de Show, Campo de Golf ou estádio de Hugby.”

    Apesar do erro, “Hugby” ???

    • Renato Rasiko

      Rugby my friend, RUGBY. Putz, a coisa tá feia hj.

  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli

    Boa a entrevista mas a parte que esta escrita “Possuímos “no raw” ” foi tenso!!! Esta precisando de umas aulas de inglês!!

    • Eduardo Sacramento

      Ri muito do “no raw” tb, kkkk!

      Por ser as palavras do Praconick e também publicadas em um site com boa movimentação pública, sugiro uma revisão para correção de vários erros de português do texto.

      • Adriano Gomes

        Esse é o problema. Nossa gramática é um tanto complicado. Geralmente existem regras… mas, também há exceções na mesma regra. Apesar do pouco conhecimento em inglês acho bem menos complicado.

    • ahahahahahaha !!!!!! Corretíssimo.
      Alteração realizada, obrigado pela observação.

      SRN.

      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli

        Valeu camarada!!! SRN

    • Adriano Gomes

      Know-how

  • Adriano Gomes

    Pressão.
    Diretoria do Flamengo vá atrás de alternativas por que estado, prefeitura, empresários etc estão de olho no Maracana e políticos de outros clubes não irão ceder o Maracana para o Flamengo aumentar ainda mais sua receita.

    Estado não tem dinheiro para manter o Maracana e nem pagar a Odebrecht. O prefeito é vascaíno e dependendo do próximo pode ser tb. Complicado.

    Mesmo que consigam o Maracana não será nunca do Flamengo. Mesmo pq em algum momento terão que devolver. Melhor solução é partir para construção do próprio estádio.

    • silasT

      O próximo deve ser Botafoguense (Crivella)

  • lucasrf8

    O Maracanã sem o Flamengo não existe, já o contrário existe!
    Lógico que o maraca tem toda uma mística de estádio de final de copa do mundo e tudo mais, mas o Flamengo não pode se tornar refém de um estádio que dá lucros para as pessoas que o administram e não ao clube.
    Se o Flamengo bater o pé e não jogar no Maracanã, aposto que depois de alguns meses quem assumir vai pedir de joelhos para jogarmos lá.

    • Carss07

      Mística do 7 x 1 tbm… Mas foi um desconto pq quem meteu 7 tava usando uma cópia do manto Rubro Negro.

      • lucasrf8

        O 7×1 foi no mineirão

        • Carss07

          Tem razão… Confundi com a final… Esqueci que esse vexame foi na semi.

  • Renato Rasiko

    “No raw” é dose. Tradução: não cru ou, se preferir, cozido. Qual o caminho pra publicar um texto na Coluna?

    • Mengão 40 milhões série A

      Mané

    • Flamaster_Canada

      “…,se preferir, cozido.”

      ‘Cozido’?!

      Quando nao se sabe o que se diz, eh melhor, nao, eh muito melhor fechar a matraca e passar desapercebido, shock.

      Cozido: cooked or baked or boiled, assim como em ‘boiled eggs’, ou ‘ovos
      cozidos.

      Se mencionar que “no raw” nao significa porcaria nenhuma!

      De nada pela a licao livre de ingles e seja mais humilde, para nao evitar se meter em coisas que nao te pertencem.

      • Flamaster_Canada

        Sem mencionar*

        para evitar se meter*

        E, cozido, um prato, se chama ‘stew’.

        De nada

  • Renato Rasiko

    Será que não dá pra perceber que a torcida quer ter sua própria casa? Será que não dá pra perceber que o estádio do Flamengo se paga ou a diretoria não acredita na força e presença da torcida? Já encheu o saco essa história. #estádioprópriojá

    • Lucas

      É melhor encher o saco agr do que ficar na merda depois pelos próximos 20 anos como curintia.

      • Buda Guda

        vocês tem que ver que teve muita roubalheira no estádio do Corinthians nem a pau o estádio custou oque eles estão devendo

    • Mengão 40 milhões série A

      Pra ficar igual ao curintians vendendo as calcinhas pra pagar o estádio do tamanho de são Januário?

      • Dieki

        Cara o estadio do corinthians n conta. Na real, os gambás se fuderam, metade daquele estadio ta nos bolsos do pt e do andres sanches. Soh que a conta vai ser paga pelo clube.

    • Guilherme Lopes

      Força e presença da nossa torcida ?
      Na boa véi, não conseguimos passar de 60 mil torcedores… Que dirá pagar um estádio. Srn

      • Ibsen Perdigao

        Com certeza. O torcedor do flamengo eh ufanista. Ele fala por si mas esquece que a toricida eh composta de milhoes. Nosso numero do socio torcedor eh ridiculo desde o inicio. Entao ja da pra tirar uma prognostico baseado num fato concreto.

  • Dieki

    Eu sou radicalmente contra 2 estádios. Faz um com capacidade de 60 mil e pronto. Claro que jogando no Carioca não vai dar lucro, mas isso é previsto. Os Gambás e Porcos tem jogado com 75% de lotação na média. Incluindo o Paulista que nenhum dos dois ganha. Quer manter cheio, monta um time competitivo. Nosso sucesso financeiro vai resultar nisso.

    • Ednei P. de Melo

      Pelo contrário: com um estádio grande (Maracanã) e um pequeno (25 a 30mil), os custos operacionais para jogos de menor importância serão reduzidos, tornando-os até lucrativos se forem bem conduzidos. Sem contar ainda o baixo-custo das operações e o fato de não “abandonarmos” o Maracanã. Por fim, se um dos estádios forem interditados, o outro se encontrará disponível… &;-D

      • Dieki

        E quem garante que o maracanã estará disponível? De que adianta ter o maraca pra uma renda de 10 milhoes se o clube recebe a metade ou menos?

    • Itaquera: 44 mil lugares.
      Arena Palmeiras: 45 mil lugares.
      Maracanã: 75 mil lugares.

      Por isso que jogar jogo sem apelo no Maracanã não é a mesma coisa que jogar em Itaquera ou no estádio do Palmeiras. Lá 30 mil tá de bom tamanho, no Maracanã é prejuízo.

      Por isso tem que ter um estádio alternativo para os jogos sem muito apelo,

  • Almir Ribeiro

    No tocante à base: não basta só revelar, mas utilizar também. tem que ter um entendimento entre diretoria e DF para que Garotos tenham chances. Hoje não tem – -Paquetá, Matheus Sávio, Ronaldo, não t~em nenhuma oportunidade, e olhe que o técnico é o que foi campeão garotada…é para pensar. SRN.

  • Rico Rufino

    Cara, na moral. Por que não aparece um desses investidores que o Fla diz que tem e reforma o estádio Giulite Coutinho do América? Faz que nem a galinha mineira. Moderniza aquela bagaça, e entrega na mão do Fla pra sustentar o estádio com um modelo que o Fla possa explorar o estádio por inteiro.Acho que seria bom pro Fla e pro próprio américa. Ganhariamos um ótimo alçapão e mandariamos os jogos grandes no Maracana (Fase finais de campeonatos que disputarmos). E se o estado não colabora em nos entregar o Maraca, teriamos tempo pra construir um estádio próprio.

    • Almir Ribeiro

      O Flor já está lá! Não é isso! O Fla tinha que ver outro, mas tirando VR, qual?

      • Rico Rufino

        A flor ta la só até o final do ano se nao me engano

        • Almir Ribeiro

          Hummm, ai seria uma boa.

          • Nivandreo Machado

            Poderia fazer no estádio de moça bonita, estádio do Bangu!!! Estação de trem deixa em frente

    • Jhonny

      Um possivel lugar seria o estadio do Olaria.

      • Rico Rufino

        O estádio é tombado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e protegido por uma Lei Municipal….acho que não daria pra fazer grandes reformas..tanto é que num leilao que teve ngm deu lance

  • Jhonny

    Esta claro que quando ele disse o flamengo pode ter dois estadios, um é o maracana, O outro? Gavea, Deodoro quiça algum lugar que sequer nos sabemos e esta como se deve numa negociação deste porte escondido a 7 chaves.
    Fato que a torcida precisa entender que esta questão do estadio nao e facil, por varios motivos ja falados, seja por falta de terreno, seja pelo preço, seja como seria feita uma parceria,seja pelos entraves que o ESTADO pode provocar, e seja ai e uma questão de opiniao pelo que tudo leio da diretoria quando se fala sobre o assunto é que preferem o maracana, pelo mesmo esta pronto, o que nos torcedores devemos ter e paciencia que uma hora isto decidira e que a diretoria decidir apoiar, seja ele ficar com maracana sozinho ou com maracana e um estadio menor (sem esta de maracana nao e nosso, se pegarmosa concessão e muito lucrativo sim) ou seja fazendo um estadio proprio com a capacidade dentro da realidade brasileira e nao megalomaniaca da torcida, pois se construir ficarmos satisfeitos com a capacidade que eles falarem.

    • Manhaes01

      Acho que o fator é paciência, passamos 120 anos sem um estádio grande, e não vamos deixar de ser gigantes se o inicio da construção do estádio levar 2 ou 3 anos. Talvez até seja melhor esperar, porque se deixarmos o Maracanã micar as chances de transferência para operação do Mengão são maiores, e além disso podemos esperar essa crise passar, o que vai trazer de volta mais investimentos e também condições de finaciamentos a construção mais vantajosas. Só gostaria de deixar minha opinião na questão de estádio a ser construido na cidade do Rio de Janeiro, eu não acho que tenhamos apoio politico para tal, pois estamos há anos sofrendo boicote das esferas municipais, e nesse sentido talvez buscar uma cidade menor que tenha interesse em grande investimentos (Caxias por exemplo), e aliar o projeto do estádio a um grande Shopping seria o ideal para o modelo de negocio, e talvez fosse mais facil aprovado. Lembrando que Caxias tem grande terrenos proximos a Dutra, Brasil e Linha Vermelha que seriam ideais para tais construções…só minha opiniao…

  • Mariano Gomes

    O Maracanã há muito deixou de ser um “case” de negócios, para ser um grande “caso de polícia”. Muito incomoda que, o CRF não recorra ao MP , pois são inúmeros os indícios de corrupção no estádio, desde a sua estratosférica, criminosa, e dirigida “reforma”; desaguando na tal licitação dirigira, manipulada e não menos criminosa. Como pode, políticos que se aliaram a empreiteiras, em roubalheiras, ainda estarem dando as cartas, no assunto Maracanã?. A população foi roubada no bolso e na alma, com toda sorte de canalhice que houve no Maracanã.

    • Excelente comentário.

      • Mariano Gomes

        E ninguém vai preso!
        SRN

    • Caio Sá

      Concordo e digo mais: não quero estádio como o do CUrintians doado pelo 9 dedos. Basta de corrupção e de se escorar nos impostos suados dos cidadãos. O Mengo tem que ser maior que isso tudo. Prefiro que a Diretoria conte com o apoio da nossa imensa torcida. Aliás, essa Diretoria tem administrado o Mengo com uma visão bem liberal, anti-esquerdista. Parabéns Bandeira, Bap e tantos outros. O Mengo está com vocês.

      • Mariano Gomes

        Toda vez que passo ali pelo terreno do extinto Terra Encantada, me pergunto: Este lugar, Barra da Tijuca, cercado do mais do mesmo, no caso Shoppings e condomínios; um dos únicos empreendimentos que trariam algum frescor de novidade e agitaria a localidade, seria um Estádio do CRF. Tendo hoje, várias vias que desbocam por alí, Linha Amarela, Terminal Alvorada, metrô da Barra para a zona sul, norte, centro, até a Pavuna, com baldeações mas de qualquer forma chega-se lá. O “x” do problema é o quanto os donos do terreno e incorporadores estariam dispostos a sair do “mais do mesmo”, no caso Shoppings e condomínios.

        • Ibsen Perdigao

          Eu penso ha mesma coisa ha anos. Mas aquele terreno tem potencial comercial de 1,5bi. Eh foda as construtoras botarem pra jogo

          • Mariano Gomes

            É mesmo, dado interesse esse que trazes. O mundo imobiliário é mesmo, muito estranho; veja só, essa especulação imobiliária tem derrubado casas maravilhosas no Recreio do Bandeirantes, para se construir aqueles prédios que, se verificarmos, são uns iguais aos outros, pelo valor unicamente dos terrenos, não importando o valor do imóvel construído.
            SRN

  • Rico Rufino

    Fala tu… dava ou não dava pra modificar o Giulite e fazer uma parada parecida com La bombonera? Ia bombar…

    Ahh se eu tivesse uns milhão no bolso….HAHAHA

    • Ednei P. de Melo

      La Bombonera, o meu sonho de estádio! FALOU TUDO! &;-D

      • Bandeira Felix

        O meu também ;(

    • Não sei se você sabe, mas o Giulite tem dono… rsrs

      • Bandeira Felix

        Talvez o América aceite uma proposta, quem sabe.

  • Tucano

    Pracownik, esse tem que ser nisso próximo presidente com a volta de Wallin e Bap.

    • Bandeira Felix

      Sem essa de Wallin e Bap, deixa a chapa azul aí, o Pracownik assume.

  • Raphael Machado

    Espero que até 2017 já esteja resolvido isso. Por que o Flamengo sem estádio não dá

  • joão dias

    Chupem manhaes01, elvis tupiniquim, rafael vascão e douglas galvão. Chupem gostoso, e devagar. Chupem com calma!!!

  • Rodrigo Felix Dutra

    Acho melhor partir para construção de um estádio próprio . Capacidade de 45 mil torcedores já está ótimo . Estádios grandes como Maracanã tem custo de manutenção muito alto . Virou passado estádios para 80 mil , 100 mil . A realidade brasileira e outra . Pra mim um estádio de 45 mil com arquibancada próxima do campo , fica excelente . Um caldeirão !

    • LZKSB

      Aí com estádio menor tu tem que subir o ingresso e tu acaba elitizando o estádio. O futebol brasileiro tá morrendo nos estádios. Torcedores vão pra tirar foto. Os geraldinos fazem falta. Nunca esqueça: Na Inglaterra o estádios são Teatros e não estádios, não tem calor, não paixão, só há uma apresentação.

      • Bandeira Felix

        50 é o máximo, no Brasil não lotaria todos os jogos nem com ingresso a 50 reais.

        • LZKSB

          Depende, se o clube vendesse a temporada e fizesse um pacote seria casa cheia o tempo todo. E temos que combater a elitização dos estádios: o futebol é do povão e não das classes médias e altas

    • Bandeira Felix

      Exatamente, Rodrigo. Finalmente alguém com o mesmo pesamento que eu, na minha opiniao, não existe estádio mais terrível do que os desse tipo, arquibancada quase colada no gramado, um sistema acústico top, onde não se deixe perder grande parte do som produzido nas arquibancadas.

  • Arcanjo Luz

    Eu penso que se os DIRIGENTES em 2014 para 2015 já tivessem colocado em prática este PLANO B não estaríamos com este problema. Tem que esquecer este MARACANÃ. Que de longe não é mais o mesmo. A curto prazo eu sonhava com EDSON PASSOS. Já tinha comentado milhões de vezes. Mais os dirigentes ficavam se agarrando ao MARACANÃ. E continuam com o mesmo pensamento de MARACANÃ. COLEGAS! o caminho mais rápido é reformar o ITALO DEL CIMA ou MOÇA BONITA para uma ARENA MODERNA SIMPLES e OBJETIVA (45,50MIL) para se LIVRAR definitivamente desta dependencia do MARACANÃ. Não é que ali vai ser o ESTÁDIO definitivo do FLAMENGO mais é uma garantia de se LIVRAR desses CALHORDAS e o CLUBE ter sua própria RECEITA. Será que é tão difícil ENXERGAR islto? Desde o ano passado já era para ter ERGUIDO uma dessas reformas. O que esses MEDIOCRES CALHORDAS querem é que o FLAMENGO fique correndo atrás do MARACANÃ e perdendo tempo. CARA, FLAMENGO é um PATRIMÔNIO do RIO de JANEIRO. Gente, pelo AMOR de DEUS! FLAMENGO não pode ficar pedindo pemissão para JOGAR no RIO de JANEIRO. Na minha visão como amante do FUTEBOL isto é RIDÍCULO! Esses DIRIIGENTES tem a faca e o queijo na mão e ficam perdendo TEMPO.

    • Anderson

      Taí. Se for para ter dois estádios, o de pequeno porte TEM que ser um desses. Demora menos para erguer e os gastos não ficarão todos em cima do Flamengo

    • diogo lima

      Exatamente, Arcanjo! Estádios médios com potencial incrível, muita concentração rubro-negra ao redor e próximos à terminal rodoviário e estação de trem. Uma boa alternativa para o Mengão, se caso, Deodoro não dê certo.Srn!

  • Arcanjo Luz

    E outra coisa. O FLAMENGO futuramente pode ter um PROJETO de ESTÁDIO em definitivo com CAPACIDADE para 75,80,90MIL. Pois a PAIXÃO FLAMENGO demanda isto. Mas no atual momento tem que pensar numa ARENA para 40,45,50. Para se LIVRAR desta dependencia de ESTÁDIO.

    • Bandeira Felix

      Estádio para 90mil no brasil? Não viaja

  • Pablo Caiado

    Alan Garcia “o polêmico”…. Ui!
    Que malvada!!!

  • carlos mengao

    Bela entrevista e o raciocínio sobre o estádio está perfeito se outro grupo que não o flamengo assumir o maracana nao jogaremos mais lá , perfeito este raciocínio. estamos juntos neste pensamento. Espero que não mudem.

  • acmpet@gmail.com

    Pelo quê entendi então, o Flamengo descartou a possibilidade de parceria com o flusinho pra assumir o maraca? Meu Deus, até que em fim! O Zico sempre bateu nesta tecla, se for pra assumir é sozinho, aí sim, ainda temais, se não assumir não joga mais lá, soou como música nos meus auvidos!!! Graças ao bom Deus!

    • Caio Sá

      Penso exatamente como você.

  • Urubu Planador

    Só sei de uma coisa. Esse estádio que o Flamengo vai construir só vejo dois nomes possíveis. Estádio Artur Antunes Coimbra ou Estádio Eduardo Bandeira de Mello.