Página inicial Cartola FC Entenda como jogar o Cartola FC 2016 e participe da Liga Coluna...

Entenda como jogar o Cartola FC 2016 e participe da Liga Coluna do Flamengo

7189
1
COMPARTILHAR

Manual explicativo reúne dicas fundamentais para um usuário iniciante aprender
desde o básico até comandos específicos utilizados no fantasy game do Brasileirão

O Guia do Cartola FC reúne dicas fundamentais e informações importantes sobre o jogo virtual do Campeonato Brasileiro criado pelo GloboEsporte.com. Se você é um iniciante no fantasy game não fique preocupado, pois com este manual explicativo aprenderá coisas básicas, como criar um time ou comprar jogadores, até inovações específicas para 2016, como a criação de ligas mata-mata. Se você ainda possui alguma dúvida sobre o Cartola FC, prepara-se para virar um cartoleiro completo com as dicas abaixo neste tutorial especial.

01. CRIANDO SEU TIME

O Cartola FC é um jogo que deixa os torcedores muito mais próximos da função de técnico e de diretor de um clube da Série A do Campeonato Brasileiro. O cartoleiro tem como missão escalar seu time a cada rodada do Campeonato Brasileiro, considerando que alguns atletas podem estar lesionados, suspensos ou em condições incertas para entrar em campo na próxima partida. Antes, no entanto, é preciso se cadastrar. Ao optar por usar a conta do Facebook fica muito mais fácil convidar os seus amigos, além da sua foto aparecer no perfil do Cartola FC.

tutorial_01[1]

Depois de ativar o cadastro, a segunda etapa consiste na criação do nome do time, nome do Cartoleiro e a indicação do seu time do coração. Com tudo preenchido, basta clicar em “Continuar”. Em seguida aparecerá a tela para escolher a versão FREE ou o modo PRO, a grande novidade de 2016.

tutorial_02[1]

tutorial_03[1]

02. ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO

Cada cartoleiro começa o jogo com 100 cartoletas, a moeda exclusiva do Cartola FC usada para comprar os jogadores a cada rodada. A pontuação do jogador é diretamente referente à atuação dele naquela rodada e reflete a variação do seu valor para a rodada seguinte. Esse é um dos principais fatores do jogo, pois quando um atleta não consegue boa pontuação de acordo com os critérios do fantasy game, o valor dele pode passar a ser negativo, fazendo os cartoleiros que o escalaram perderem cartoletas.

tutorial_08[1]

A precificação da primeira rodada é definida pela equipe do Cartola FC respeitando alguns critérios como a qualidade do próprio atleta, o seu momento para o início do Campeonato Brasileiro e a sua relação técnica com o restante da equipe.

Ocasionalmente, alguns atletas de reconhecida qualidade técnica começam o game com baixos valores, como é o caso dos chamados bons e baratos, que iniciam ao custo de C$ 5. Eles acabam se tornando ótimas sugestões para a tão requisitada valorização. É claro que pontuar sempre é importante, mas nas primeiras rodadas conseguir cartoletas também torna-se um objetivo visando as futuras escalações, quando todos os jogadores que tiverem jogado bem estarão custando mais caro.

03. IMPORTÂNCIA DO ESQUEMA TÁTICO

Assim como um técnico na vida real, o cartoleiro não decide apenas quem irá a campo pelo seu time, mas também qual será a formação tática. Ao analisar todos os jogos da rodada, é possível projetar se haverá muitos gols ou não, dependendo dos confrontos e de onde eles irão acontecer. Nesse caso, a formação do time ganha considerável importância.

tutorial_07[1]

Caso não exista a projeção de tantos gols, um esquema mais defensivo torna-se uma boa opção, com atenção aos zagueiros e aos laterais, que podem puxar contra-ataques. Se houver a projeção de muitos gols, não apenas os atacantes como os meias ofensivos são merecedores de atenção, pois podem participar de jogadas ofensivas que valham boas pontuações. Clique aqui e entenda a pontuação do Cartola FC.

04. STATUS DOS JOGADORES

Existem cinco status no Cartola FC: provável, contundido, dúvida, suspenso e nulo. O “provável”, que aparece com o sinal de visto na cor verde, significa que aquele jogador está cotado para ser titular no próximo jogo. “Contundido”, que são aqueles marcados com uma cruz vermelha, indicam os atletas que estão lesionados. “Dúvida”, com um ponto de interrogação, significa que o jogador está cotado para jogar, mas não se sabe se como titular ou reserva, ou quando há dois atletas disputando uma vaga de titular. “Suspenso”, sinalizado com cartão vermelho é o jogador que não entrará em campo por ter sido expulso, ter sofrido três cartões amarelos ou ter sido punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Nulo são aqueles que serão reservas ou sequer serão selecionados.

05. CRIANDO UMA LIGA
tutorial_10[1]
Se você tem muitos amigos que participam do Cartola FC, que tal criar uma liga entre vocês para comparar quem tem o melhor time ao longo do ano? Perceba como demonstrado na imagem abaixo que você deverá escolher o nome da liga, colocar uma descrição obrigatória sobre a mesma e definir se ela é pública (qualquer pessoa pode entrar), privada (apenas você poderá convidar os participantes) ou moderada (qualquer pessoa poderá pedir para participar, cabendo a você aceitar ou não.
tutorial_12[1]

A vantagem de utilizar a sua conta do Facebook é que, após criar uma liga todos os seus amigos da rede social que também estão jogando o Cartola FC aparecerão em uma lista para que você possa convidá-los. É muito prático e fácil!

No canto superior esquerdo, há o menu, onde é possível fazer o caminho para criar novas ligas ou gerenciar as que você já tiver criado.

tutorial_09[1]

06. LIGA MATA-MATA

Quem assinar o modo Cartoleiro PRO, poderá criar também a Liga Pro, que fará com que o cartoleiro concorra a prêmios por rodada, mês e temporada. Também há a possibilidade de criar a grande novidade de 2016: a liga mata-mata.

tutorial_11[1]

Na liga mata-mata dá para convidar três, sete, 15 ou 31 amigos ou concorrentes para integrar a disputa. Como exemplo, uma liga mata-mata com quatro participantes será definida em duas rodadas do Cartola. Um sorteio será realizado para definir os confrontos da semifinal. O vencedor de cada chave fará a final dessa liga personalizada. Uma liga com 32 equipes vai durar cinco rodadas, aumentando a emoção da disputa.

mata-mata[1]

Fonte: GE


Participe da Liga Coluna do Flamengo e ganhe prêmios!

Para participar, basta acessar o link abaixo e entrar na Liga. O acesso é aberto!
https://cartolafc.globo.com/#/liga/coluna-do-flamengo

liga.colunadoflamengo

Comente pelo Facebook

  • Nathan Panitz

    La Nación CRF